sexta-feira, 16 de setembro de 2011

ERSE a mais, mercado a menos

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) propõe um aumento de 30% nas tarifas eléctricas para o próximo ano, ao qual acresce o agravamento do IVA de 6% para 23% nas contas da electricidade.


Estes custos envolvem os encargos com as energias renováveis e a cogeração, a garantia de potência, os custos de manutenção do equilíbrio contratual e as rendas entregues aos municípios. Ainda recentemente aqui referi os custos das renováveis.

Ora, o que aqui é proposto, é pura e simplesmente imoral. Depois da pouca vergonha que é o mercado dos combustiveis em Portugal, do qual nenhum governo parece abdicar, muito menos em crise, têm os portugueses que andar a sustentar a EDP e os seus maravilhosos lucros em situação de monopólio, o ordenado pornográfico do Dr Mexia, a gigantesca divida da EDP próxima dos 8% do PIB português - o que agrava o rating do país - e os avultados investimentos nos EUA. É muito para um pobre país. Eu gostava que o " Alvaro " resolvesse isto!

A EDP deveria assumir os seus investimento por conta e risco e apresentar-se numa economia de mercado. Assim é facil ser liberal. É necessário sanear a ERSE pois o seu comportamento é duvidoso, aproveite-se o PREMAC.

Onde anda o MIBEL? com certeza amantizou-se ao PRACE.

0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP