quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A 1ª entrevista de Passos Coelho como 1º Ministro

Passos Coelho deu ontem a primeira entrevista enquanto 1º ministro. Foi esclarecedor e directo ao assunto.


O que vende jornais é a polémica, logo, a Madeira seria ponto de conversa. O 1º foi directo ao assunto, considerando-o grave e irregular. Aqueles que são tão bons a deduzir nas entrelinhas o que lhes dá jeito, não sei porque não retiram desta vez, das claras palavras do 1º ministro, que este não aprova a conduta de AJJardim, porque o apoio politico, esse é o PSD Madeira que tem de dar.

O PS sai muito mal deste filme. Depois do congresso da esponja, aparece tal qual Pilatos. O PS teve muito tempo para resolver o assunto, mas esse "animal feroz", não quis ou não soube resolver o assunto, pelo que não têm qualquer autoridade nas criticas feitas.

Quanto ao caminho a seguir o 1º ministro foi claro: não há alternativa. É pagar as dividas do esbanjamento rosa e reformar o estado para que pare a sangria dos défices orçamentais que cavam a divida. Aliás, este ano já se está a verificar a redução da despesa na execução orçamental e há já um certo reconhecimento internacional que Portugal deve sair dos PIGEs.

Na parte económica há quem insista de que nada se faz. Eu prefiro assim, ao outro dos corninhos, que ia às feiras internacionais comprar sapatos italianos em vez de promover os portugueses. Aqui o urgente é o que está a ser feito:

- reformar o sector empresarial do estado e reformar os transportes
- construir uma linha rápida de mercadorias para a Europa
- apoiar a exportação, já que é por aqui que o país poderá crescer

Por último uma referencia à privatização da RTP, um escândalo nacional, que sorve mais recursos que todo o orçamento do Ministério da Cultura e apoios ao desporto. Recentemente no 11 Setembro, foi uma equipa inteira para New York durante uma semana para fazer uma emissão: quanto custou isto? é admissível numa altura de crise?

0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP