terça-feira, 28 de abril de 2009

NOTA DE ABERTURA

ARGIVAIonline é um espaço de cidadania focado na freguesia de Argivai pertencente ao concelho da Póvoa de Varzim. No entanto, podem ainda ser abordadas questões de âmbito nacional e internacional. Serão comentados e debatidos temas de várias áreas: Desenvolvimento Regional, Ordenamento do Território, Etnografia, Economia, Sociedade, Politica, Educação e Cultura.
Trinta e cinco anos após o 25 de Abril, Portugal é ainda um país de contrastes, que assiste actualmente à contracção das classes médias e ao aumento do número de pobres, cerca de dois milhões segundo Bruto da Costa. Estudos da OCDE deixam-nos ficar mal no retrato Europeu em matérias como a educação, ciência, justiça, organização do estado e reformas.
Continuamos a agravar uma tendência demográfica de litoralização, com um pais bimacrocefalo com dois polos urbano-industriais na AML e AMP, em que o Porto perde actualmente população, tecido económico e emprego para Lisboa, tornando esta última num caso de Deseconomia de Aglomeração com perdas de qualidade de vida. Esta realidade gera desigualdades no desenvolvimento regional e tem acelerado a desertificação do interior.
Portugal é um pais de belas paisagens, no entanto, o crescimento urbano desenfreado, iniciado na década de 70(recentemente documentado por António Barreto) agravado pela descolonização, agravou o problema do ordenamento do território: construções clandestinas, anarquia na arquitectura, falta de infraestruturas, desrespeito pela ambiente, etc...
Por todas estas razões, Portugal é um país adiado, cujo desenvolvimento vai encontrando obstáculos, cuja origem está associada ao baixo nível educacional de um povo que se acomodou às conquistas de Abril deixando exclusivamente à classe politica todas as decisões.
Os cidadãos devem intervir civicamente e politicamente, no sentido de informarem e pressionarem os decisores para a boa governação. As sociedades democráticas e desenvolvidas controem-se apartir da base, sendo para isso necessário a participação dos cidadãos.
PScr.- Este ano de 2009 vai ter três eleições. Não deixe que outros decidam por si. Contribuir para o desenvolvimento é um processo que começa nas urnas.

0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP