1º Centenário de Rocha Peixoto
António Augusto da Rocha Peixoto (Póvoa de Varzim, 18 de Maio de 1866 - Matosinhos, 2 de Maio de 1909) foi arqueólogo e etnólogo português.
Em 1891, secretaria a «Revista de Portugal» fundada pelo seu conterrâneo Eça de Queirós e organizou o Gabinete de Mineralogia, Geologia e Paleontologia da Academia Politécnica do Porto (actual Universidade do Porto). Colaborou em outros jornais e revistas e dirigiu a Biblioteca Pública e Museu Municipal do Porto. Na sua terra natal descobriu a cividade de Terroso e remodelou os paços do concelho.
No dia 18 Maio comemora-se o 1º Centenário da sua morte.
O site oficial das comemorações será a Biblioteca Digital Rocha Peixoto, que disponibiliza versões digitais da bibliografia e de documentos do espólio do arqueólogo, etnógrafo e bibliotecário poveiro.
Neste projecto, a Biblioteca Municipal contou com a colaboração de alunos das Escolas Secundárias Rocha Peixoto e Eça de Queirós.Vai ainda ser exibido um pequeno trecho do filme sobre a vida e obra de Rocha Peixoto, concebido pela historiadora Sofia de Azevedo Teixeira, e que será projectado durante as sessões pedagógicas que se realizarão em escolas do concelho no âmbito das comemorações.
Do programa, que se estende até ao final do ano, destaque para iniciativas como uma sessão filatélica e de medalhística, a 2 de Maio, exposições no Museu e na Biblioteca, um colóquio a 8 e 9 de Maio, o lançamento da nova edição, ampliada, de A Terra Portuguesa, com ilustrações inéditas da autoria de Rocha Peixoto, e ainda o lançamento, no último trimestre do ano, de uma edição evocativa do Boletim Cultural “Póvoa de Varzim” e a colocação de um busto de Rocha Peixoto no jardim da Biblioteca Municipal.
0 comentários:
Enviar um comentário