sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Assembleia Municipal de 29/9/2011

Decorreu ontem mais uma sessão da Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim, em que o período antes da ordem de trabalhos foi fecundo em debate.

Por ter terminado a época balnear e no dia 27 de Setembro se ter comemorado o dia mundial do turismo, o PSD apresentou um balanço do que foi a actividade turística em 2010 e 2011, e também as linhas gerais do documento estratégico do turismo para a Póvoa de Varzim. Foram identificados os seguintes produtos estratégicos: turismo cultural, turismo religioso (caminhos Santiago/Balasar, sol e mar, turismo de negócios, turismo naútico, áreas complementares de desenvolvimento ( Golf, eventos).

Com base nestes produtos são feitas 11 propostas concretas:

1. Plano de sinalética turistica
2. Santuário de Balasar (infraestruturas e promção)
3. Caminhos de Santiago(infraestruturas e promoção)
4. Ampliação e qualificação da Marina
5. Golfe
6. Sabores poveiros - formação
7. Festival – “Sabores da Água”
8. Praias temáticas, acessíveis e ecológicas
9. Póvoa de Varzim uma cidade que sorri ( Promoção)
10. Rede de percursos pedestres e cicláveis
11. Programa de eficiência energética e acessibilidade

A estratégia está já em aplicação, num concelho que tem o turismo como vector fundamental na economia local.

Outro dos assuntos , inevitavelmente, foi a reforma da administração local, que tem como documento a debate, o recém divulgado livro verde. O PCP viu rejeitada uma moção de repudio à reforma e ao Bloco também foi rejeitada uma proposta para discussão da reforma e uma tomada de posição da Assembleia perante o assunto. PS, PSD e CDS votaram contra.

As propostas de PCP e Bloco foram consideradas impróprias pelos outros partidos, pois considerou-se que é necessária uma reforma administrativa, que alias está assinada com a troika. Por outro lado, neste momento o debate deve ser no interior dos partidos. Depois toda a gente tem a noção, que uma comissão deste tipo nunca chegará a acordo e no momento certo, em que todas as Assembleias Municipais serão chamadas a pronunciar-se, ai sim, se fará o debate em que cada partido exprimirá a sua posição.

O PS voltou à carga com os ninhos de empresas e o desemprego. Ressuscitou uma proposta para uma comissão sobre o assunto, que nunca avançou pois estava incompleta. Depois de reformulada foi aprovada, pois todos estão de acordo que tudo o que se fizer neste capitulo será pouco face à crise económico-financeira que atravessamos. A proposta é no entanto algo redundante, pois o municipio já tem o gabinete/programa INVESTMAIS e uma parceria com o centro de emprego, estando já previsto o embrião de uma incubadora de empresas.

0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP