segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Notas soltas sobre a Assembleia de Freguesia de 30/9/2011

No dia 30 de Setembro realizou-se mais uma Assembleia de Freguesia ordinária em Argivai. Poucos populares estivaram presentes, sendo sintomático o facto de, numa pequena sala com uns 30 lugares, ainda sobrarem cadeiras. Sublinhe-se a este respeito a opinião de alguns intervenientes -inclusive do público- que afirmaram: "ao que se passa aqui, mais vale Argivai ser integrada na Póvoa. Ao menos éramos da cidade!".


Em tempos referimos aqui, face ao que se tem passado, que fazia todo o sentido a Assembleia procurar entendimentos no sentido de reforçar Argivai como um referencial de desenvolvimento face à adivinhada reforma politico-administrativa. Flagrantemente UEA e PS, continuam a apostar no conflito e no radicalismo, chumbando orçamentos, projectos, fazendo propostas irresponsáveis ou sem nexo, o que tem deixado a freguesia mais pobre e sem grande força politica no contexto concelhio. Além do menor desenvolvimento, isso tem um preço que podemos vir a pagar.

Recentemente foi lançado um livro verde para discussão sobre a reforma administrativa a realizar, mencionada no acordo da troika, assinado pelo PSD, CDS e PS. O documento aponta prazos e a seu tempo, deverão os orgãos locais discutir o documento. A este respeito o PS nem abriu o "bico", porque provavelmente as ordens do Dr Renato Matos a isso obrigaram. O PSD foi mais irreverente e livre, referindo que o assunto deveria ser discutido na freguesia. Carlos Galante apresentou à mesa uma proposta para uma assembleia extraordinária para discutir o assunto. E aqui aconteceu o caricato, revelador do que se tem afirmado sobre a competência do presidente da assembleia de freguesia: a proposta foi manuscritamente apresentada à mesa, e até o poderia ter sido oralmente, mas o presidente da assembleia não aceitou, argumentando que daquela forma não era possível - o que deveria ter feito, era colocar a sua admissão à votação e de seguida - se aceite - seria votada a proposta. O que sucedeu é que nada aconteceu, dando a entender que a mesa não conhece o regimento.

Mais uma vez, ficámos também a saber, que mais uma das iluminadas propostas do PS, é construir também o jardim infantil da freguesia no campo de futebol (a 1ª foi contruir uma biblioteca no campo de futebol). É caso para dizer que o PS tem uma visão muito eclética do campo de futebol. Com este PS está visto que Argivai nunca sairia da mediocridade.

Domingos Silva, numa das poucas intervenções feitas até hoje, disse uma coisa certa, neste sentido: Argivai tem a felicidade de ter loteamentos urbanos de qualidade no centro da freguesia, os quais têm sempre cedência de espaço ao domínio público, sendo ai uma possibilidade forte , para construção do parque infantil para o centro de Argivai, o qual ai servirá mais população.

1 comentários:

jcosta,  8 de outubro de 2011 às 17:03  

apenas queria dizer isto,lamento que a freguesia de argivai seja uma manta de retalhos,porque nota-se uma falta de conhecimentos,dessa canalha da oposiçao,em vez de ajudar a freguesia a crescer,juntando esforços ao presidente,como faz domingos silva,preferem o bota abaixo...os socialistas ja mostraram mesmo a nivel nacional,a imcompetencia,levando o pais a miseria .a fome,agora todos os portugueses estao a ser sacrificados com impostos,derivado aos buracos encontados ..por isso argivai nao sai da mediocridade

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP