segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O presidente da Assembleia de Freguesia deve demitir-se

Mais uma assembleia em Argivai que pouco dignifica a freguesia. Se noutros mandatos o problema foram os elementos da assembleia que entraram em dialogo em termos pouco próprios, agora, é o presidente da assembleia, que não tem perfil, nem sabedoria, nem categoria para a dirigir.

A primeira observação é flagrante: o presidente deve limitar-se a dirigir a assembleia, não ser ele a figura de destaque que acaba por tomar todo o tempo, em considerações ridículas fora das suas competências e por vezes com falta de respeito pela instituição e pelos presentes.

Não sendo exaustivo, refiro alguns exemplos. O Sr Carlos fez uma simples observação à acta de algo que teria dito (pelo que ouvi teria razão), simplesmente deveria o presidente anotar e mandar a secretária alterar - eram 5 minutos - mas não, entrou numa discussão estúpida e sem nexo e nisto foram 15 minutos, até que a certa altura disparou para a assembleia "estou farto desta merda". As picardias com o publico também foram constantes, e, como diz o povo "quem diz o que quer arrisca-se a ouvir o que não quer", alguém afirmou " o senhor é muito arrogante e não tem categoria para estar ai. Do lado do PSD também houve criticas à actuação do presidente da assembleia por parte do Dr Carlos.

O que se passou foi triste, a assembleia foi desonrada, e perante as atitudes do presidente da assembleia, por toda a sala e cá fora, se via risada mal dissimulada. O publico não perturbou a assembleia, quem o fez foi o presidente, mas perante o ridículo as pessoas sorriam o que enfurecia o homem, que até já queria mandar no estado de espírito das pessoas. De uma arrogância extrema, uma falta de capacidade atroz e uma grande falta de respeito pela instituição.

Como o previsto, a UEA voltou a atacar "baixamente" a Junta (2 PSD+1UEA), e o presidente da assembleia (UEA) infringiu a lei, ao não dar direito de resposta à Junta e por vezes de defesa da honra, numa questão melindrosa. Isto é inadmissível. Em linha com o desabafo vernáculo que fez, seja consequente:_ renuncie.

Em linha com muitas outras considerações que já aqui fiz, a UEA não tem mais condições para assumir responsabilidades na freguesia actualmente, são um problema constante, quer na junta, quer na assembleia, não dão qualquer tipo de contribuição positiva e construtiva à freguesia. Sejam consequentes e assumam as vossas responsabilidades

Num mundo altamente competitivo, começa a não haver paciência para analfabetos funcionais que bloqueiam o desenvolvimento local.

PScriptum: Vale neste momento a responsabilidade do PSD, gerindo a situação em beneficio da população e introduzindo melhorias que estão visiveis.

6 comentários:

Paulo,  27 de setembro de 2010 às 16:38  

Não me dei conta da sua preocupação quando o ex-presidente da Junta de Freguesia, o Senhor Adolfo, disse que dava três tiros à oposição(UEA).

[Cf. http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=P%F3voa%20de%20Varzim&Option=Interior&content_id=1154098].

Um lapso, certamente.

Acontecem coisas muito piores, muito mais graves, muito mais insultuosas do que esta brincadeira de crianças. Enfim, eu sei que o blogue massaja-lhe o ego e um post deste deve-lhe dar pontos no PSD, mas precisa de se esforçar um pouco mais.

Com um abraço do amigo Paulo

Editor 27 de setembro de 2010 às 22:08  

Vou começar pelo fim. Foi com agrado e uma gargalhada que li o comentario. Gostei especialmente do abraço e da questão do esforço. Sabe, esta coisa da escrita é mesmo sem esforço. Depois, há que rir, pois o país está negro.

O que disse o Adolfo não foi aceitavel. Sabe-se no entanto que não foi uma coisa gratuita, foi provocado numa assembleia e reagiu pela honra, em que mais uma vez a UEA apareceu em desacatos. Não era ele quem dirigia a Assembleia. Como presidente de junta fez muita coisa, provou o seu empreendorismo, como tudo na vida, teve o seu tempo, e foi bem substituido por Augusto Moreira, como já se provou.(à data o blog não existia)

Sempre pugnei pela dignificação das instituições. Ao contrario de si, onde tudo são brincadeiras de crianças, acho que já é tempo de certa gente se afastar e dar lugar aos novos, pois a freguesia tinha muito a ganhar.

Já era tempo dos paulos que por ai andam, sairem do mundo virtual e ajudarem a construir algo real.

cumps

volte sempre

Anónimo,  28 de setembro de 2010 às 09:08  

deviasse colocar um balão na entrada a acembleia. Metade nao entrava. o caiador anda armado em importante na campanha era so sorrisos agora achasse o maior

Carla Ferreira,  28 de setembro de 2010 às 21:13  

De facto quem assistiu a esta reunião de Assembleia entrou pior do que saíu: como Argivaiense pouco ou nada esclarecido pelo facto de aos membros da Assembleia sistemáticamente lhes ter sido cortada a palavra impedindo-os de se expressarem, questionarem ou sequer esclarecer o público presente.
Um conselho para o Sr. Presidente da Assembleia: Demita-se pois não tem perfil nem capacidades para o cargo que ocupa caso a sede de "poder" for mais forte ao menos que tente nos dias da Assembleia manter-se sóbrio para não dizer tantas barbaridades e desrespeitar tudo e todos!!!
Valha os elementos da Junta de Freguesia(Presidente e tesoureiro) que apesar de todas estas adversidades terem coragem para trabalhar abstraindo-se destas vergonhas.

Anónimo,  30 de setembro de 2010 às 00:56  

Sr. Presidente da Junta não permita que voltemos para trás! Não permita que existam assembleias como a de 6ª feira!

As criticas jornalisticas são unânimes: "A assembleia de sexta-feira foi acalorada, MUITO POR CULPA DO PRESIDENTE DA MESA, Américo Gonçalves,..." - A Voz da Póvoa (29 Set 2010)

Mais uma vez Argivai aparece nos jornais pelas razões menos felizes... Poupem os Argivaienses!

A UEA tem mostrado um bocadinho aos Argivaienses do horror que seria a sua governação caso tivesse sido eleita.
É bom que os Argivaienses entendam que para esses senhores o que interessa é apenas o poder, custe o que custar e a quem custar.
E está a custar aos Argivaienses!

Américo Gonçalves,  30 de setembro de 2010 às 20:27  

"deviasse colocar um balão na entrada a acembleia. Metade nao entrava. o caiador anda armado em importante na campanha era so sorrisos agora achasse o maior"

Isto é lamentável, se tem alguma coisa contra mim, é melhor que diga na cara , pois se não tem coragem de dizer quem é, é melhor nem falar.

Se as pessoas da assembleia também estivessem "sóbrias" constatavam que eu (Américo Gonçalves) apenas respondi ao que me provocaram, a paciência tem limites! Só nao entendo é que ninguém me vem dizer isto, é de lamentar ter que ler isto em sites! Enfim!

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP