quarta-feira, 21 de abril de 2010

SOBRE A ASSEMBLEIA DE JUNTA DO DIA 16 DE ABRIL

Argivai continua a ter assembleias animadissimas, nem sempre pelas melhores razões.
Começo por comentar o papel dos partidos e da sociedade civil. Os partidos são entidades organizadas que servem de base de reflexão para um projecto politico para o país. A sua organização pressupõe alguma disciplina, interlocutores e uma grande responsabilidade, até porque existem regras e regulamentos a cumprir.

Os movimentos da sociedade civil, como a UEA, não tendo este tipo de estrutura, podem facilmente resvalar, se as vaidades pesarem mais fortemente que o interesse comum.

O PSD, quando fez um acordo pós-eleitoral com a UEA - que não engeita pois os seus principios foram correctos - tentou simplesmente alargar a acção governativa de Argivai à sociedade civil e a estruturas não partidárias, sabendo obviamente o risco que corria pelo que referi.

À UEA os argivaenses pediram empenho nas suas responsabilidades publicas e dignificação de argivai, o que não me parece estar a acontecer.

O PSD deverá continuar a governar a freguesia de boa fé e empenhado, como tem demonstrado, preocupado em melhorar as condições de vida na freguesia.

Nesta assembleia os casos foram vários, o que levou alguns a recordar o Sr Eng. Matos e a forma digna e competente como dirigia as assembleias. Como se costuma dizer, " quem asseguir vier de mim fará bom". Do presenciado, ficam os insultos aos elementos da assembleia, o publico a intervir quando quis e algumas confusões do Sr Presidente da Assembleia (UEA), nomeadamente quando não sabia se deveria de colocar as contas de 2009 à votação, tendo sido alertado pelo Sr Tesoureiro (PSD), caricato...

Augusto Moreira deu satisfações sobre um muro reconstruido por um particular em troca de 5 cm no largo da Junta. A oposição aproveitou esta migalha para "malhar" no presidente. Ora a obra em questão, além de ter beneficiado o espaço público como está à vista de todos, não necessitava do parecer da assembleia, por ter um valor inferior ao previsto por lei, não tendo a ignorância ou má fé impedido algumas criticas injustas, infundadas e populistas, aqui de toda a oposição.

Outro ponto critico foram as festas da terra, em que houve criticas compreensíveis da parte da população, sendo obvio que não deve ser a junta a organizar mas sim a apoiar uma comissão. Surpreende-me a festeira UEA, sempre tão critica, não apresente agora como movimento cívico, uma comissão de festas. É que a população começa a não entender a critica pela critica sem trabalho que se veja.

Um elemento da UEA atacou o tesoureiro, com base num subsidio de 100 euros à ARGEVADI. Mais uma vez imcompreensivel. A associação é comprovadamente de utilidade pública e social para a freguesia, por isso enquanto não entra em funcionamento e se auto-financia tem que ser apoiada, até porque estão em causa fundos do programa PARES que não se podem perder. Depois não é o tesoureiro que toma a decisão é a Junta, na qual a UEA tem um elemento e cujas decisões estão lavradas em acta e assinadas. Ora parece-me que há aqui uma certa desorientação da UEA, que não aproveita a ninguém, especialmente aos argivaenses.

O PSD irá concerteza continuar a assumir as suas obrigações na Junta de Argivai, com toda a responsabilidade que lhe foi conferida pelos eleitores, pois demonstrou que é um elemento de estabilidade e responsabilidade. Quanto aos restantes, pena a triste imagem, fraca competência e responsabilidade que têm demonstrado.

Por último, uma boa noticia. O anuncio à assembleia e apresentação dos projectos para colocação dos semáforos na nacional 206, tão ansiados pela população para resolução do grave problema de sinistralidade. Desta forma o PSD prepara-se para cumprir talvez a sua proposta mais importante para a freguesia.

Pegando num dos slogans da campanha: com os autarcas do PSD há desenvolvimento em Argivai.

2 comentários:

Anónimo,  27 de abril de 2010 às 09:43  

a UEA avia de ter vergonha das figoras que faz. Nunca trabalharam pela freguesia, so arruaça. Naõ sei como há povo que vota neles. O Augusto devia por um balão par soprar antes da assembleia, metada nao entravam

Anónimo,  28 de abril de 2010 às 16:46  

o ti Adolfo bem dizia que eram calhaus com dois buracos na testa, se a UEA mandace isto era pior uqe o desagoverno do socrates. Ate que enfim que os semafros vem mas so acredito quado ver

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP