sexta-feira, 30 de abril de 2010

AQUEDUTO DE SANTA CLARA: Moção apresentada à Assembleia Municipal pelo Deputado do PSD L.Gamito em 29/4/2010

" O Aqueduto românico de Santa Clara, data século XVII, e tinha por função levar água de Terroso (Póvoa de Vazim) para o Convento de Santa Clara em Vila do Conde. Possuiu 999 arcos na sua construção estando boa parte destruídos.

Este monumento está classificado pelo IGESPAR como Monumento Nacional desde 1910. Está portanto sob tutela de uma entidade tutelada pelo estado, cuja obrigação é classificar, conservar, preservar, salvaguardar e valorizar o património.

O aqueduto há vários anos que apresenta risco de derrocada e o IGESPAR apesar de alertado nunca até hoje interviu. No dia 25 de Dezembro de 2009, houve uma derrocada de grande magnitude na Rua dos Arcos, que colocou vidas e bens em risco, obrigando a rua a estar fechada até hoje, com prejuízo principalmente para os moradores da freguesia.

Tendo em conta o exposto e considerando:

- Que compete ao IGESPAR a intervenção,
- Que o respectivo monumento já foi alvo de recuperação no concelho de vila do conde,
- Que o referido monumento faz parte do espolio histórico-cultural da freguesia, constituindo um dos seus mais emblemáticos símbolos,
- Que a população local está a ser prejudicada com o encerramento da Rua dos Arcos,
- Que há um elevado risco potencial de mais derrocadas, até noutras ruas, colocando em risco bens e vidas humanas,
- Que até à data não houve qualquer intervenção por parte do IGESPAR,

Solicita-se à entidade competente, o IGESPAR, que intervenha com a justiça e a urgência que a situação requer, fazendo obras de conservação urgentes e requalificando a envolvente, devolvendo o conjunto ao espaço público para usufruto de todos os cidadãos."

A moção foi aprovada por todos os deputados, com excepção do Sr. Deputado Manuel Figueiredo do PS que se absteve, uma vez que considerou que o assunto não merecia este tratamento no mais importante orgão autárquico.

2 comentários:

Francisco Moreira,  2 de maio de 2010 às 14:46  

Sr. Gamito, parabéns pela sua intervenção e acima de tudo atitude, pois é importante intervir de todas as formas possíveis para tentar resolver o problema que no fundo é de nós todos enquanto cidadãos. Infelizmente para nós, não nos resta muito mais do que esperar que o Instituto relembre qual o conceito de gestão que deve existir para com o Património Nacional. Haver vamos...

Cumpts,

Anónimo,  24 de agosto de 2010 às 16:28  

ACHO BEM TRATAR DE TODOS OS ASSUNTOS,NO QUE DIZ RESPEITO A NOSSA TERRA,PORISSO APENAS QUERIA LEMBRAR O QUE ESTA ACONTECER EM ARGIVAI,NA RUA DOS BALAZEIROS...COMO E POSSILVEL,CONSTRUIR O MURO DE UMA CASA EM CONSTRUÇAO EM CIMA DO PASSEIO,CHEIRA-ME A CORRUPÇAO OU INCONPETENCIA DO PRES. JUNTA,E A CAMARA FICA CALADA.....

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP