quarta-feira, 7 de abril de 2010

Há coisas que me indignam

Na espuma dos dias, a população, como que já anestesiada, até se vai habituando ao desgoverno e à vilanagem que grassa no país, mas de quando em vez, sempre surge um espasmo de direito à indignação (figura criado pelo dr Soares), pois a coisa é de somais desconsideração pelos Portugueses. Valença e Elvas são duas faces da mesma moeda, saída de um saco de má moeda cunhada no Largo do Rato.
Eu propunha reduzir à despesa dos ministérios com secretárias, assessores, pareceres, viagens, telemóveis, cartões de crédito e manter, não verdadeiras urgências que ajudam a montar o discurso politico, mas alguma assistência médica de próximidade que é essencial às populações. Quem tem uma simples maleita sazonal, que são o grosso das situações, terá de fazer 70 Km para que lhe seja receitada nimesulida?
Mantendo a conversa no sector, o governo volta atrás com a promessa de comprimidos a granel. Se isto é válido para para as mercearias porque não o há-de ser para os medicamentos. Se um doente necessita de 10 comprimidos, porque há-de comprar 15? é óbvio que o poderoso sector dos laboratórios e farmácias estão contra e é compreensivel na lógica comercial. Mas depois existe também a lógica dos contribuintes e do interesse nacional, e esse é superior.
Virando a agulheta para os médicos, os governos que durante anos cederam à pressão da corporação não abrindo faculdades de medicina para não baixar o preço do trabalho, comprometeram o interesse nacional, pois não há profissionais para as necessidades do país. Assistimos a esta triste cena de ir buscar médicos reformados, outros Sul-Americanos e outras tristes situações, enquanto os jovens portugueses emigram para estudar fora e por lá ficam.

0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP