segunda-feira, 8 de março de 2010

Os ninhos do PS

Os vereadores do PS na Câmara votaram contra as grandes opções do plano. Entre outras suas razões, referiram que não existia uma paixão, um desígnio, tão caro à propaganda socialista. Lembro-me que uma das suas bandeiras foi a economia, matéria da qual, eu ainda não encontrei instrumentos suficientes no âmbito de uma qualquer desconcentração e muito menos descentralização.

A proposta de Renato Matos passaria pela criação de um ninho de empresas. Ora o objectivo sendo bom – criação de empresas – apresenta-se numa proposta algo inconsistente. Os ninhos, apareceriam assim tal qual o senhor no monte das oliveiras, atraindo a ternura dos fieis sem grande concretização, numa profissão de fé. Isto não é novo, de resto o ministério da economia de quando em vez manda assim destes déjá vus de incubadoras de empresas. Claro está que o ME tem meios que um município só poderia fingir que tem.

Ora as incubaras, os ninhos, ou lá como queiram chamar, necessitam de um conjunto de condições:
- Um plano sócio-económico que identifique potencialidades endógenas e endémicas
- massa critica, now-how, geralmente associado a universidades
- Capital de risco
- E depois de um conjunto de condições institucionais relacionados com infra-estruturas e burocracia.
Pois como está bom de ver neste pequeno mote, a coisa é um pouco mais complexa do que o apregoado pelos socialistas.

Pois não basta andar na politica do anuncio, é necessário estar no país real.
Post Scriptum: A politica do anuncio, neste governo, tem tido vários episodeos que variam entre o ridículo e o negro. O último é tão só o TGV a ferro e fogo, que afinal com o PEC já foi ao ar. Isso não é mau, e era certo, pena é so ter sido reconhecido agora, contra cinco anos de propaganda. Quem avisou nestes cinco anos para os problemas:
- Da claustrofobia democrática?
- Do endividamento externo já em 100% do PIB?
- Do artificialismo do défice?
- Da necessidade da economia ser alavancada em PMEs dedicadas à exportação?
- etc
Os portugueses gostam de ser enganados!

1 comentários:

Anónimo,  10 de março de 2010 às 09:40  

se os poveiros fossem parvos e que ponham o renato na camara, auquelas propostas faraonoicas de construir uma marina em Averomar, para quem pagar, a construção de predios de uma certa empresa disparava, isto ta mau, andam a ver se se aviam, o milhazes e o garcia são os verdadeiros socialistas, o resto é miudagem mimada e desempregada à procura de taxo, eles que telefonem ao socrates, cuidado é com as escutas

ze de Aver o mar

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP