sábado, 27 de março de 2010

Os próximos Passos

O PSD tem um novo líder. De seu nome: Pedro Passos Coelho. Obteve uma vitoria esmagadora com 61,6% dos votos, contra 34% de Rangel e 3,6% de Aguiar Branco. Os números são crus. Espelham a crueza de um partido unido, talvez inesperado para muitos, não pelo ganhador em si, mas pela expressividade dos números. De certa forma, foi um resultado preferível, dado ser muito clarificador.
Do discurso dos outros candidatos, retira-se bom perder, responsabilidade, humildade e disponibilidade para com o novo presidente, ingredientes essenciais para o futuro.
Passos Coelho tem trunfos. Apresenta bom visual, é um homem de família, possui discurso fluente sem cassetes gravadas, e portanto tem uma imagem muito forte que supera alguns dos argumentos usados por Sócrates. Na essência, veremos o que apresenta, sendo provável que se afaste de alguns neoliberalismos e algumas posições mais extremadas no combate parlamentar, de resto, o seu discurso, na noite eleitoral, já foi mais suavizado. Tudo dependerá muito de quem for a sua equipa,“ a fábrica de ideias”, os ideólogos da doutrina.
Passos terá desafios imediatos, a começar já pela sua ausência no parlamento e como será feita a escolha de um líder parlamentar num grupo herdado da anterior direcção. Como alguém já disse, terá de ser um corredor de fundo.
Passos Coelho traz esperança ao PSD e ao País, esperamos todos que seja uma boa surpresa. Para já, será justo contar com o apoio de todos os militantes, pois só assim é possível construir algo.

5 comentários:

Paulo,  27 de março de 2010 às 14:57  

Seria impressão minha, ou não, mas este blogue não apoiava Paulo Rangel!?? Por aqui se vê como o mundo político é mais traiçoeiro que a língua portuguesa.

Editor 29 de março de 2010 às 16:08  

Os militantes têm preferencias diversas, é assim nos partidos democraticos. Os argumentos eleitorais esgotam-se no dia das eleições. O lider agora deverá afirmar-se e contar com o apoio do partido.

Paulo,  30 de março de 2010 às 22:10  

Claro que sim! Nós percebemos! E cuidado com as críticas. Pode ser que te cortem o pio... :-)))

Editor 31 de março de 2010 às 11:26  

Eu compreendo a sua visão, pois realmente no país da asfixia democrática é assim.

Esse "te cortem" denota uma certa perda de compustura, não se irrite e apareça sempre "sr paulo"

cumprimentos

jfd 4 de abril de 2010 às 12:52  

Os argumentos eleitorais esgotam-se no dia das eleições.

Espero que sim.

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP