quarta-feira, 31 de março de 2010

Argivai comemorou 1057 anos.

Foto ARGIVAIonline
"Argivai celebrou, este fim-de-semana, 1057 anos. O aniversário reuniu, na sexta-feira à noite, numa sessão solene de homenagem à freguesia Aires Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal, Augusto Moreira, Presidente da Freguesia, Sofia Teixeira, Padre Carlos Mário e Aurelino Costa.

Aires Pereira referiu que 1057 anos são uma referência que merece ser assinalada. “A cultura da identidade é, nos dias de hoje, uma necessidade crescente” afirmou o Vice-Presidente alertando para a necessidade de defesa da diferença que considera “particularmente importante em comunidades que, pela sua proximidade a grandes aglomerados urbanos, sentem o efeito centrifugador da cultura vizinha”. Neste sentido, Aires Pereira acrescentou que “se não preservarem a sua identidade, se não defenderem os valores que a alicerçam, as pequenas comunidades tendem a diluir-se e a integrar-se nas grandes, sobretudo se estas são vizinhas. É, claramente, o caso de Argivai relativamente à cidade da Póvoa de Varzim.”

O edil disse que “o aniversário da freguesia é motivo e momento favorável a dois impulsos naturais: o da celebração e o da reflexão. O da celebração, pela alegria de sermos, em Argivai, uma comunidade viva, que transporta com orgulho a história de quem nos precedeu, nos marcou, nos fez sermos assim, e termos orgulho em ser assim; o impulso da reflexão, porque todos hoje temos uma missão, e essa missão responsabiliza: compete-nos ser dignos de quem nos antecedeu; é nossa obrigação legar aos nossos filhos uma Argivai melhor”.

“Celebramos o passado, projectamos o futuro. E fazemo-lo em comunidade, transmitindo estes valores às nossas crianças, reflectindo entre nós sobre a melhor forma de, em cada dia, fazermos a Argivai do futuro” concluiu Aires Pereira.

Augusto Moreira referiu-se a Argivai como uma freguesia que conta com mais de um milénio de história “que nos orgulha” e como responsável político considera que esta está mais próxima dos cidadãos. “Força, união e luta” e ainda “competência” e “responsabilidade política” foram alguns dos aspectos que o Presidente apontou como ingredientes do sucesso de uma Argivai que sabe evoluir e segue o seu caminho para se tornar um lugar melhor.
Sofia Teixeira recorreu a uma metáfora usada pela sua mãe para descrever Argivai: “esta manta de retalhos de que todos fazemos parte”. Uma manta rodeada de história com um aqueduto que Sofia Teixeira gosta de recordar, recuperar tradições quase esquecidas, trazendo-as à luz do dia porque a jovem escritora acredita que Argivai é uma terra que vai ser lembrada para sempre e todos devemos “continuar a contar a História das histórias de Argivai”.

Aurelino Costa recordou a convivência sã que marca a sua infância e adolescência vividas em Argivai, terra que marcou também a sua escrita. O também advogado presenteou a freguesia declamando um dos poemas que lhe dedicou “Para Argivai vou”. No seu discurso fez ainda um apelo à necessidade de preservar a memória e à importância da durabilidade porque a criação é aquilo que nunca está feito e criar é o infinito.

O Padre Carlos Mário exaltou a celebração dos 1057 anos de Argivai pelo facto de “estarmos todos uns com os outros num apelo à vida e à esperança” " in Portal municipal

No final da sessão decorreu uma exposição sobre Argivai, debruçada sobre as vertentes sacra, etnográfica e histórica.
Fotos ARGIVAIonline

1 comentários:

Anónimo,  8 de abril de 2010 às 16:24  

Pensando melhor...

Tenho orgulho de ser Argivaiense!

Quanto a este evento começo por felicitar a organização do mesmo. É de louvar a participação das crianças da Escola Primária, a exposição apresentada e de uma forma especial realço a qualidade dos oradores que, de forma singular, falaram de Argivai.
Argivai, enquanto terra com história, fica mais rica.
Os Argivaienses, enquanto povo, ficam mais orgulhosos.

OS SINCEROS PARABÉNS AOS ORGANIZADORES E PARTICIPANTES DESTE ANIVERSÁRIO!

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP