segunda-feira, 15 de março de 2010

A ROLHA TERÁ DISCUSSÃO NA COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO AO CASO TVi

No congresso do PSD, no Domingo, assim já ao fechar da porta, com meia sala e gente cansada e com pressa, aprovou-se uma norma que impõe sanções aos militantes que critiquem a direcção do partido 60 dias antes de eleições.
Coloca-se a duvida se essa norma não choca com o direito constitucional de liberdade de expressão. Parece-me que se tratou de um lapso que será brevemente revogado, como já prometeram os candidatos. Vária gente com responsabilidades já sublinhou isso: um lapso devido ao cansaço - a revogar. Qualquer candidato que se quisesse manter na liderança, nunca poderia cair na ratoeira de corroborar isto.
Eu compreendo que antigos lideres ficaram desiludidos com a guerrilha interna, mas isso resolve-se com lideranças fortes, com currículo e competência, não com estatutos ou regimes disciplinares.
Claramente, atrevo-me até a dizer, por várias razões, que o PSD é hoje o partido mais democrata e problematizador em Portugal. Isto daria pano para mangas, mas vou-me restringir apenas ao facto de, com o despoletar da situação, o partido já ter desencadeado uma auto-critica e uma solução, não se andou aqui a tapar o sol com a peneira.
O PS, que deveria andar a tratar do PEC, que é mais um PEP (plano estabilidade pobreza), veio dar a colherada em prato alheio, com F.Assis a dizer que havia aqui perigos para o sistema democrático e até vai suscitar a discussão do congresso do PSD no parlamento - anedótico. Não sei se tem andado distraído com o socratismo, ou até com o funcionamento do PC. Nem de propósito, o Dr Soares disse este fim de semana, que havia défice de debate no PS.
Por outro lado não vale apena carpir muito o assunto, pois todos os partidos têm normas que asseguram o respeito pelas decisões da maioria.
Vamos ver se o PS em vez de governar, vai dedicar-se agora a discutir o congresso do PSD, que passou de um evento sem interesse a um palco que prendeu o país, os média, e apesar de tudo resultou numa afirmação da vitalidade do partido, que o Dr Emídio Rangel já deu como morto por várias vezes.

A verdadeira rolha vai ser discutida brevemente numa comissão parlamentar de inquérito ao caso TVi.

0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP