sábado, 4 de julho de 2009

O Super-Ministro

F.T. dos Santos é agora um super ministro. Para mim, de longe o melhor ministro de Sócrates. A competência técnica e a ponderação, põem pino&lino a milhas.
Basta ver a sua posição sobre as grandes obras públicas, distanciada da obstinada politica do betão subserviente às construtoras, que nos endividam. Não perde de vista no entanto, o que deveria de ser a politica central de transportes para um país geograficamente periférico: os portos interligados à ferrovia com uma interelação Atlântico-Europa.
O nosso futuro, deveria passar em parte por uma grande plataforma multi-modal de transportes em Sines(um dos melhores portos naturais de águas profundas da Europa-40m fundo sem dragagens), com ligação ferroviária na bitola do TGV, com prioridade às mercadorias. Isto coloca Portugal no eixo Atlântico-Europa e promove o desenvolvimento regional de regiões sub-desenvolvidas.
Mas o obstinado Sócrates, não desiste de despejar dinheiro em Lisboa, criando mais problemas do que os resolvidos. O desvio de verbas recentemente foi denunciado por Rio, mais a questão do Aeroporto Sá Carneiro, que M.Lino quer integrar numa empresa privada nacional única, podendo assim subalternizar a sua importância e desviar tráfego para Lisboa, não vá Alcochete ser um flop. Mais uma vez o governo vetou B.Azevedo que se propunha gerir o Sá Carneiro.
Foram tudo sinais ao longo de 4 anos. Perante a incompetência nada fizeram. Metade do mandato foi a propaganda do défice para terminarem em desgraça, com o mesmo em 7% real e o país em pelota, porque a tanga até já parece boa.
Ao menos o Dr Santana sempre deixou o túnel do Marquês. O Durão, que se saiba por cá, não comprometeu. O tratado de Lisboa, que se saiba, vinha alinhavado de Guterres e nem assinado foi, e duvido que o seja, pois a realidade vai mudando.
Terminando. O Dr Teixeira não faz parte da 1ª linha, foi segunda escolha, só assim se explica a sua lucidez e competência, no entanto, sozinho não faz a politica do governo, longe disso, porque a politica do governo nem é socialista. Os socialistas estão órfãos em Portugal e fartam-se de olhar à esquerda. Curiosamente encontram o PSD à esquerda do PS de Sócrates.

0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP