quinta-feira, 2 de julho de 2009

DESTA VEZ LEITE SERÁ VIDA

Nos meus tempos de estudante, governava o Professor Silva, com a Dr Manuela na Educação. Formavam uma parelha dura, mas nunca a policia entrou nos sindicatos nem se atreveu a bloquear autocarros de professores na auto-estrada.

Nas universidades em Lisboa a arruaça foi grande, a malta que hoje milita no Bloco e no PC incendiava as RGA, faziam-se comícios contra Cavaco. As manifestações de universitários enchiam avenidas até São Bento. Foram bons tempos.
Apesar dessa dupla de ferro, fizeram-se ajustes na politica educativa, houve negociação. A Dr Manuela foi substituída, creio que por Couto dos Santos.
Manuela F. Leite é hoje uma mulher diferente. Os anos aveludaram-lhe a forma, embora lhe mantivessem o rigor da prova dos nove. Há coisas que nunca mudam e neste aspecto será bom para variar, contarmos com verdade e rigor. Estamos todos fartos de espertalhaços.
MFL já provou o fel da pasta educativa. Sabe que os docentes mobilizam 1 milhão de votos e que têm razão. Uma razão fundamentada na lógica e na experiência, por isso, será bom aqui também, praticar uma politica de verdade e concretizar a politica educativa que apresenta ao escrutínio.

3 comentários:

Anónimo,  2 de julho de 2009 às 16:34  

Da drª MFL, e como professora na altura, a pior memória que guardo foi o prolongamento das aulas (pelo menos do 1º ciclo) até 15 de Julho. A medida foi contestada, mas não com a força e eloquência das manifestações contra esta ministra. No ano seguinte, a medida foi posta de lado. Também existia uma maioria absoluta, os governantes é que eram outros. Má memória de MFL? Alguma. Nada que se compare à má memória que deixará esta equipa de saloios incompetentes, arrogantes e obstinados. Nada que se compare a toda a mediocridade com que nos brindou a equipa alucinda e grotesca JS/ MLR/ VL/ JP. Uma (MFL) foi autoritária, mas inteligente. Estes são, pura e simplesmente, asquerosos. Tenho 22 anos de serviço e nunca pensei assistir a tamanha decadência no ME...

Anónimo,  2 de julho de 2009 às 19:26  

O mesmo anónimo das 16:34 diz, ainda: "assistir a tamanha decadência no ME" e na A.R.!

http://sic.aeiou.pt/online/video/informacao/noticias-pais/2009/7/o-estranho-gesto-de-manuel-pinho-.htm

Anónimo,  6 de julho de 2009 às 12:57  

Pensando melhor...

Houve uma grande mudança de conceitos para EDUCAÇÃO:

Conceito de educação anterior ao eng.:
EDUCAÇÃO, SABEDORIA, PRINCIPIOS MORAIS, VALORES, SOCIEDADE DEMOCRÁTICA, QUALIDADE!!!
Educação é um dos pilares básicos (no sentido de essencial) para a estruturação e desenvolvimento de uma sociedade sã. Os professores são elementos de extrema importância, sendo que são autonomos e responsáveis na sua função de ensinar e avaliar.
A classe docente é, direi eu, em primeira instância a responsável pelos valores, sucessos e avanços da sociedade que queremos construir.

Conceito de educação definido (...) actualmente:
FALTA DE EDUCAÇÃO, IGNORÂNCIA, FALTA DE PRINCIPIOS MORAIS, FALTA DE VALORES, SOCIEDADE (…) E AUTORITÁRIA, QUANTIDADE DE FRACA QUALIDADE!!!
Educação é uma questão de números. Há que subir as estatísticas a todo o custo. Inventam-se assim as novas oportunidades e em 3 tempos temos todo o PORTUGAL com o 12ºano a candidatar-se à Universidade (sem saber sequer o Hino Nacional e quem foi Afonso Henriques. Lembro que eram temas abordados na 1ª classe).
Os professores não são autónomos e não podem fazer o que querem. Quem sabe se o aluno pode ou não avançar de ano escolar são os pais, o ministério,…, e por último o professor poderá ter alguma coisinha a dizer.
Chegamos assim à situação de o professor dificilmente poder reter um aluno no mesmo ano escolar por não ter atingido os objectivos pretendidos. Em contra partida esse mesmo professor será avaliado (sabe-se lá como e por quem) e terá penalizações na sua carreira profissional.
Temos que manter os professores ocupados com burocracias pois só assim não têm tempo para greves nem queixumes.

Sr. Eng., Sugiro que reveja o conceito de EDUCAÇÃO e reflicta em que tipo de sociedade está a construir o futuro de PORTUGAL!

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP