quarta-feira, 18 de setembro de 2013

" Sr. Quintas Serrano, ou V.Exa. não percebe da poda, ou ... "

Os políticos em campanha, das duas uma: ou são ignorantes e não sabem do que falam, ou, foge-lhes a lingua para o populismo e demagogia.

O Sr. Serrano, que anda na caça ao voto a soldo do dr Portas, diz por ai , que se mandar um dia  alguma coisa, põe o estacionamento todo gratuito na cidade. Será que sabe alguma coisa que as universidades técnicas que estudam transportes ainda não descobriram?

Quando a pressão de automóveis sobre os centros das cidades é grande, esgotando estacionamento e fazendo-o anarquicamente, aumentando poluição e sobrecarregando infraestruturas urbanas, mandam os livros que se construam parques essencialmente na periferia, se introduzam parquímetros e se criem redes de transporte publico. Outras medidas podem ser tomadas dando prioridade aos peões - como estreitamento da via e sinalização vertical e horizontal.

Ora foi o que se fez na Póvoa com excelentes resultados. Os parques periféricos estão frequentemente cheios, e o estacionamento pago do centro também  (lembro que o parque do ex-quartel é gratuito). Mas no pago, há grande circulação, pois só lá se fica o tempo essencial, por ser pago. Se fosse de borla, mais de metade estacionava o dia todo e diminuía a capacidade de estacionamento útil que serve o centro funcional/ comercial da cidade.

Trata-se no entanto de uma cidade pequena, em que o acesso ao centro a partir dos parques gratuitos, andará nas isocronas de 15 e 20 minutos.

O sr Serrano está teoricamente atrasado uns 50 anos!
Ou então, pura banha da cobra!

7 comentários:

Anónimo,  19 de setembro de 2013 às 16:19  

este rapaz do CDS é um troca tintas. Quando foi aos bombeiros prometeu a receita dos parques à coorporação, agora é tudo livre. enfim

Anónimo,  21 de setembro de 2013 às 15:57  

se trabalhasses mais em vez andar metido a politiquisses talvez as empresas não tivessem falido. ou secalhar andas a procura de novo taxo

Manuel F. Ortigão,  25 de setembro de 2013 às 12:27  

Prometeu as receitas? E eles aceitaram? É que se aceitaram, aí sim existe gravidade no caso. Se não aceitaram, não estou a ver o problema...

Quanto a perceber "da poda". Caro amigo, é formado em quê? Vejo que quem não percebe da poda é v- exª, uma vez que, pelo que leio, desconhece o ato de criação tributária sobre veículos nos grandes centros urbanos - na entrada e permanência. De facto, a Póvoa é extremamente poluída, é um grande centro urbano e tem imenso comércio potenciado. Enfim.... Estude mais e fale menos.

Editor 25 de setembro de 2013 às 23:56  

Já o Eça falava nos "doutoures" da mula russa que pululavam pela piolheira.

O estacionamento pago está enquadrado pelos artigos 67.º do Código da Estrada e 4.º do Decreto-Lei n.º 190/94, de 18 de
Julho, pelos artigos 112.º, n.º 8 e 241 da Constituição da República Portuguesa,pela alínea a)
do n.º 2 do artigo 53.º da Lei das Autarquias Locais (Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro) e pelo 29.º da Lei das Finanças Locais (Lei n.º 42/98, de 6 de Agosto).

É neste contexto legal que se encontram redigidso os regulamentos municipais do estacionamento pago.

No da Povoa, no seu preâmbulo pode ler a fundamentação da sua aplicação, entre elas razões ambientais e económicas, com as quais concordo.

cumprimentos



Editor 26 de setembro de 2013 às 00:15  

Já agora, para desenjoar da pobreza que tem sido a campanha autárquica dos partidos da oposição pode ler toda a legislação que enquadra a matéria em questão:


Lei n.º 53-F/2006 - Lei das Empresas Municipais

Lei n.º 2/2007 - Lei das Finanças Locais

Decreto-Lei n.º 327/1998 - Equiparação do Agente de Fiscalização de Estacionamento a Agente de Autoridade Administrativa

Decreto-Lei n.º 99/1999 - Alteração ao Decreto-Lei n.º 327/1998

Decreto-Lei n.º 369/1999 - Receitas provenientes de Coimas por Contra-Ordenações ao Código da Estrada

Decreto-Lei n.º 44/2005 - Código da Estrada

Decreto-Lei n.º 81/2006 - Regras Gerais de Utilização de Parques e Zonas de Estacionamento

Decreto-Lei n.º 77/2007 - Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviaria (ANSR)

Portaria n.º 1334-F/2010 - Taxas pelo Bloqueamento, Remoção e Depósito de Veículos

Portaria n.º 647/2007 - Notificação Ministério da Administração Interna (Autos)

Portaria 1463/2008 de 17 Dezembro -Terminais de Pagamento Automático

cumprimentos ao Serrano

Manuel F. Ortigão,  26 de setembro de 2013 às 01:35  

É pena não lhe ter dito que sou especialista em Direito Administrativo,
Acabou de desperdiçar um tempo precioso que deveria ter perdido - reforço - a estudar o âmago da questão. Está a tentar superiorizar-se banalmente, recorrendo à mais fácil das glosas: o texto positivo sem recurso material.
Continua a não entender (ou a não saber...)a origem doe todo o conceito da cobrança à entrada e na circulação dos centros urbanos... Volto, por isso, a aconselhá-lo a informar-se melhor evitando assim este constrangimento.

Sim, votarei no Jorge Serrano por razões óbvias. Basta ler as propostas que tem (pelo menos existem). Para além do mais, não ficou a ver fazer, nos últimos quatro anos. Votaria PSD, se fosse o Luís Diamantino, ou até outra figura mais "limpa" do partido, mas não me revejo num candidato legitimado, também por si, como agente ativo e passivo de um comportamento criminoso, num ato que me levou, inclusivamente, a desiludir com ilustres amigos da comissão de honra. Como deve calcular, vindo de alguém do Direito, é natural. E nada mais conveniente do que recorrer ao Direito para me responder. Poderia tê-lo feito para demonstrar a violação cometida pelo sr. que tanto apoia...

Mais lhe adianto que o estilo de v. exª não é adequado e não será assim que, por interpostas pessoas, como é o seu caso, o PSD ganhará novamente e de forma esmagadora.
Quanto a ideologias - se é que lhe interessa, para não voltar a usar argumentos débeis -, sou social-democrata. A de origem, inspirada por Bernstein. Não esta...

Cumprimentos e boa sorte para a sua campanha. Tente é usar outros termos quando se refere a outros candidatos, sejam eles quem forem. E tente supor ou julgar menos quem aqui passa. Acabou, para alegria de v. exª, de perder um leitor.

Editor 26 de setembro de 2013 às 18:30  

De fato a minha área não é direito, mas sim, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, incluindo transportes e redes, e foi nessa qualidade que falei (embora não tenha Vexa. assim percebido) e nessa otica, as ideias do sr Serrano estão erradas, inclusive a proposta de PP na margem a W da marginal de Aver o Mar. Quanto ao estilo, sabe, às vezes é necessário apimentar um pouca a coisa, que até as visitas sobem, eheh, mas, sem pretender calcar ninguém. O Sr. Serrano pessoalmente é uma excelente pessoa.

Já agora, nem indo aos fundamentos europeus da social democracia com a qual me identifico, tenho por boa referência Sá Carneiro.

Perdoe-me também a opinião, mas tendo alguns amigos advogados, penso que vós tendes o defeito profissional de avaliar tudo na vida à luz do direito e isso é demasiado castrador.

Quanto a questões de seriedade e carácter, quem sou eu para julgar alguém? ...
mas, creio que todos os candidatos têm todas as condições legais e constitucionais para se candidatarem ou não?







  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP