sábado, 2 de julho de 2011

Sobre a Assembleia de Freguesia de 1 Julho 2011

No dia 1 de Julho houve Assembleia de Freguesia ordinária em Argivai. Como de costume, foi algo entre a "Tragédia Grega" e o "arraial minhoto". No meio de tal cenário, os elementos da junta presentes, querendo manter a dignidade nem abriram a boca.

Boa parte deste ambiente criado é culpa de quem preside à assembleia (eleito pela UEA), pois não deu o exemplo no passado, nem tem a cordialidade e competência necessária para dirigir os trabalhos.

Em abstracto, o reconhecimento e respeito dos pares não é algo que se conquiste pela prepotência e despotismo. Presidir a uma assembleia é mais difícil do que parece, e quando não se tem consciência disso e se cultiva o confronto, é meio caminho andado para que tudo corra mal.

O que se assiste, é o divorcio entre a população e a Assembleia Freguesia. Viu-se uma sala que esteve vazia, em que os presentes foram militantes e simpatizantes dos partidos. No grupo do PS só esteve um elemento presente. A população de Argivai parece não concordar com o que se passa nestas reuniões e rejeita-as. Ao contrário das actividades organizadas pela junta, onde a adesão é boa.

No principal caso da reunião, "brilhou" mais uma vez o presidente da assembleia. O caso é fácil de contar. A UDCA pediu à Junta a sala para uma assembleia onde pretenderia até eleger o novo presidente da direcção. A Junta não se opôs e a reunião seria a 1 de Julho, mas o presidente da Assembleia de Freguesia decidiu marcar também assembleia nesta data e não quis alterá-la (incompreensível). É o presidente da assembleia quem marca as reuniões, esta competência é só sua, no caso de sacudir a água do capote e dizer que foi a mesa que decidiu, então, sendo que a primeira secretária (PSD) se opôs à assembleia no dia 1 de Julho como afirmou, a responsabilidade é da UEA na pessoa da 2ª secretária e do presidente - Isto é clarinho como a água. O Presidente da Assembleia Geral da UDCA esteve presente e pediu satisfações sobre o assunto, transmitindo a ideia que esta postura não é correcta para com as associações da freguesia. Não obteve qualquer resposta do presidente da assembleia de freguesia. Outra pessoa tencionava pedir explicações por este facto, mas perante a falta de resposta, recusou fazê-lo .

A UEA trazia o "teatro" bem orquestrado. Dois dos seus simpatizantes pediram legitimamente a palavra, e como não poderia deixar de ser, lá criticaram a junta até à exaustão, por vezes em tom exaltado, e nem a reconstrução do aqueduto com rearranjo da Rua dos Arcos escapou. O segundo interveniente, ensaiou mais uma vez a jogada de pressionar Domingos Silva a demitir-se, para que provavelmente Rogério Poço possa entrar na Junta (o que dificilmente aconteceria pois o executivo é proposto pelo presidente). Sobre isto, urge perguntar o seguinte: se UEA e PS estão na assembleia de freguesia em coligação negativa e não concordam com a actual situação, porque não vão até ao fim juntos e fazem cair a assembleia?

Na discussão politica não houve nada de novo. O PSD criticou a postura de PS e UEA que chumbam tudo o que vai à assembleia e a oposição justificou-se com os argumentos do costume. Do PS só esteve presente Carlos Fernandes que fez uma proposta insólita: disponibilizar ao público a acta antes de aprovada!

A propósito da acta, o que se passa nestas assembleias é caricato. Gastam-se três quartos de hora com a leitura e aprovação da acta, e até o presidente da assembleia se acha no direito de emendar as intervenções do Presidente da Junta. Nunca se viu semelhante... é uma vergonha.

O que seria lógico, era a distribuição da acta aos elementos (o que já acontece) e no dia de assembleia, após alguma pequena correcção, era apenas posta à votação.

Numa altura de crise, era essencial que todos se entendessem para o desenvolvimento da freguesia, e não se enredassem em estratégias partidárias e pessoais. Perante o processo que se avizinha de extinção de freguesias, era importante manter por aqui a sobriedade e competência, que alguns sectores teimam em desbaratar.


3 comentários:

Anónimo,  13 de julho de 2011 às 08:25  

o sr por acaso esteve presente na assembleia? tem cá uma capacidade de distorção da verdade... já agora, os dois terços da população que não votaram no sr augusto não são de argivai? é que nem contaram como presentes, o sr diz que não houve participação da população numa sala em que ficaram pessoas em pé por nao haver mais cadeiras, nem contaram para o presidente para dar resposta já que nao obtiveram respostas, no minimo foi má educaçao do sr presidente. eu nem quero imaginar se este psd tivesse ganho por maioria. se assim só fazem o que querem...

Anónimo,  13 de julho de 2011 às 09:53  

o que tu queres sei eu, vai mas e dar palha a burra. Se não se assentaram foi porque nao quizeram porque as cadeira da frente estavam livres. voc~es sao malcriados e esperam que os outros entrem nessa cumbersa

Editor 13 de julho de 2011 às 10:21  

Bom dia. Augusto Moreira teve mais 5% dos votos que os outros, por isso é legitimamente presidente da Junta. Perante o seu bom desempenho, de resto visível pela freguesia, e pela atitude pouco credível da oposição, é muito previsível que reforce a votação.

Fico muito contente pelas discordâncias serem relativamente ao número de cadeiras, quem lá esteve sabe que as filas da frente estiveram livres.

Não se espere que o titular de uma autarquia entre numa troca de palavras pouco próprias, com quem apenas quer armar zaragata em assembleias.

O presidente da assembleia é que tinha de falar, explicar porque prejudicou a UDCA marcando também uma assembleia de freguesia para o mesmo dia. Não foi este o principal assunto?

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP