sexta-feira, 22 de julho de 2011

De Aver-o-Mar

Aver-o-Mar é terra de lobos.
Está nos genes da Póvoa.
É Póvoa.
Não separe a burocracia administrativa, aquilo que os homens aproximaram.
A freguesia é hoje contigua à cidade, mas há uma mácula urbanistica que carrega, uma vestimenta paisagística, que faz sombra aos seus naturais.
O caus urbanistico que ali reina é assutador e não é singular; o país está cheio destes exemplos.
Os PDMs são tardios, só aparecem em Portugal com a adesão à CEE e não foram milagreiros. Inicialmente foram meras aplicações grosseiras da lei e largamente violados, muitas vezes pelo poder central. Não se muda um país por decreto.
Mas com a mudança da sociedade, certamente que o país melhorará, e principalmente o que muda, é a qualidade e a forma como se aplicam as leis. Nestas coisas, os resultados são geracionais. Nesta perspectiva, certamente que o urbanismo de Aver-o-Mar um dia estará melhor e não será concerteza com torres esbeltas.
O recente episódio da USF de Aver-o-Mar ilustra parte desta realidade. Um projecto feito à revelia do plano de urbanização, imposto à ultima da hora como facto consumado. Mas já houve outros. Veja-se a escola Rocha Peixoto, cuja entrada ficou lateral por não ter havido conferencia de serviços entre poder central e local.
A administração deste país não se deu ao respeito, por isso, temos hoje um estado fraco e um país desordenado.

0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP