Faz hoje 36 anos...
Faz hoje 36 anos sobre a morte de Francisco Sá Carneiro, com origens familiares em Barcelos.
A sua morte trágica, juntamente com Adelino A. Costa está ainda hoje por explicar: acidente ou atentado? as sucessivas comissões de inquérito não deram em nada e nunca percebi porque nelas insistiram, se algum resultado só poderia advir de novas provas numa investigação judicial. A tese de atentado é forte, mas alegadamente contra Amaro da Costa e por uma suposta investigação nos meios militares que teria em mãos.
Lembro-me relativamente bem, uma reportagem da RTP 1, com um direto de Camarate com os destroços do acidente.
No pós 25 Abril, nenhum partido teve posicionamento de direita liberal, capitalista... O CDS era um partido conservador, católico e até bem implantado entre proprietários rurais. O PS ocupou o espaço do socialismo moderado deixado vago pelo PC que sai da clanestinidade com uma boa estrutura e na extrema esquerda a atividade era fervilhante. Retenho uma afirmação de Sá Carneiro que dizia que o militante do PSD não é de direita, centrando-o nas classes médias, comerciantes, pequenos empresários, quadros do publico e privado, etc.
Hoje temos a certeza, que o seu desaparecimento foi uma enorme perda para o país. Nenhum outro politico conseguiu ocupar o espaço do seu vazio. Tenho a noção que poderíamos ser hoje um pais diferente, para melhor.
0 comentários:
Enviar um comentário