sexta-feira, 25 de abril de 2014

" os que fizeram o 25 de abril governaram-se com ele"

Hoje comemora-se o 25 de Abril.

É um dia especial. Sim, apesar de tudo é.

O país está no entanto partido. Políticos de um lado, acantonados na assembleia da republica, militares e povo no largo do Carmo. A gestão disto foi péssima. A obrigação dos orgãos de soberania era darem o exemplo e arranjarem uma solução de consenso que integrasse os militares e desse um exemplo de unidade e solidariedade ao país, um exemplo às gerações futuras.

Continuamos com a crispação no país, e, nem o governo percebeu que nada disto lhe era favorável.

Sobre a revolução, foi importantíssima. Parte do nosso atraso e atavismo resulta ainda de dezenas de anos de ditadura que marcaram e condicionam ainda muita gente, numa psicologia colectiva reforçada nestes tempos pelas medidas do governo/troika ou pelo medo de perder o emprego.

Não há duvida que os militares foram importantíssimos mas porque raio durou isto 50 anos. Hoje parece claro que não foi um interesse colectivo mas corporativo. Um decreto de Marcelo Caetano, que adivinhava movimentações, deu poderes aos milicianos e enfraqueceu os oficiais de carreira. Foi isto a semente que arregimentou as tropas dos quartéis contra o regime, sendo óbvio que se sabia que existiria um apoio popular pelo descontentamento com a guerra colonial.

Não resisto, mais uma vez a recordar esta pragmática expressão:

" os que fizeram o 25 de abril governaram-se com ele"

1 comentários:

Malthus 27 de abril de 2014 às 14:45  

Não deixa de ter razão emparte sobre a continuação deuma especie de Corporativismo...e por incrivel que pareça ela manteve-se nas forças armadas e em tudo o que nelas gravitava e gravita...veja o caso dos "submarinos" ... eh!eh!eh!

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP