sexta-feira, 11 de abril de 2014

O welfare state é comparado hoje a um carro com motor gripado, no qual se anda até ele parar.

Welfare State , ou  Estado-providência ou Estado social é um tipo de organização social que coloca o Estado como agente da promoção  social e organizador do mercado. Neste modelo, o Estado regula aspectos sociais, políticos e económicos do país em parceria com sindicatos e empresas privadas, em níveis diferentes, de acordo com o país em questão. Cabe ao Estado assegurar o bem-estar social através serviços públicos e proteção à população.

Este é portanto o modelo, pelo menos ideológico, que tem governado Portugal e a Europa asseguir à 2ª guerra. 

Mas este modelo, foi sustentável num determinado enquadramento demográfico, o chamado baby boom, que permitiu a sustentabilidade da segurança social num modelo em pirâmide, hoje insustentável; comparado hoje a um carro com motor gripado, no qual se anda até ele parar. 

Convém por isso mexer na formula do estado social e mantê-lo. Seria de bom tom o estado mostrar a cada contribuinte, quanto teria direito a receber pelos descontos efectuados e respectiva capitalização. Ora isto seria bom para acabar com as reformas douradas sem descontos, e para aqueles que afinal têm lá menos do que julgam. Bem sei que o welfare state pressupõe um principio de solidariedade, no entanto, não peçam a uns que trabalharam uma vida inteira, se empenharam e esforçaram, e depois recebam o mesmo que outros que levaram vida de cigarra - nem no comunismo isto funciona assim, pois é pressuposto trabalho igual.

Aos governos pede-se seriedade, que não andem a descapitalizar os fundos de reformas, desviando contribuições e empregando um dinheiro que não é seu para financiar empresas privadas e pagar dividas. Não é serio, mina a sociedade e a confiança no estado.

0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP