domingo, 12 de fevereiro de 2012

O pragmatismo das ideias

É bom não esquecer, que alguém em nome do povo andou a gastar mal o dinheiro dos contribuintes. Em último caso, são os eleitores os culpados da situação.


Manuela Ferreira Leite, foi uma das vozes mais avisadas e perdeu umas eleições por causa disso. Chamou mentiroso a quem descaradamente o era, e de como o país galgava para o abismo.

Mas alguns portugueses, não todos, mas os que nasceram na abrilada e nunca foram descalços à escola ou migraram como os pais, são de facto piegas, iludidos pelos amanhãs que cantam, pelos créditos - que como diz Sócrates, não são para pagar - pelo estado social pago por uma classe média empobrecida. Mas foram estes tais piegas, quem fez as escolhas que nos levaram ao abismo, portanto não se queixem.

O recente episódio entre os ministros das finanças português e alemão, e por sinal, no mesmo dia com o espanhol, parece ter servido de pasto a muito pseudo-tablóide e respectiva legião de colhereiros a soldo. Não é segredo para ninguém, que países cumpridores, poderiam ver "amansadas"as medidas dos planos de intervenção. A própria Espanha, tomou medidas laborais semelhantes às nossas, e diga-se: a Espanha está a ser indirectamente ajudada nos mercados da divida, e está a tomar as medidas impostas aos intervencionados, apenas seria um perigo para o euro, passar isso a escrito.

Sendo então tudo isto público, onde está a surpresa? Nem sequer é novidade para ninguém, que a Alemanha faz hoje pela economia e finança, o que não conseguiu fazer pelas armas. E quem deve dinheiro, como nós, não tem outro remédio senão ser humilde e pagar as dividas. Ninguém nos obrigou a lhes comprarmos submarinos, a ficarmos com a sucata usada e a crédito que por ai circula ...

É pena que os filhos da abrilada, se tenham esquecido dos valores da poupança, da humildade e da educação.

Não nos esqueçamos, que quando Vitor Gaspar se baixou humildemente ao senhor da cadeira de rodas, o fez também por portugal. Ao contrário de um outro que por lá andou emproado, com fatos de $5000, cantando aos 7 ventos, mas nos deixou na bancarrota.

0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP