domingo, 10 de agosto de 2014

BES: a novela de Verão

Quando as coisa nos bancos começaram a andar tremidas, graças aos ventos liberais - que lhes convinha acreditar que o mercado era autoregulavel - foram os dinheiros públicos e os contribuintes que foram chamados a pagar: óbvio que foi errado.

Hoje é outro grande banco português que foi ao charco, mas são os acionistas a pagar: está certo.

Então porque grita tanta gente? ora pois claro, são acionistas grandes e pequenos que perderam tudo porque a sua empresa ficou insolvente. Pois então quem haveria de pagar?

Uma coisa são os donos da empresa, os acionistas, outra os depositantes, e estes, estão seguros.

Os reguladores andaram bem. Asseguraram os depósitos e todos os ativos bons, de modo a evitar o risco sistémico e o descalabro económico de muitas empresas com conta no BES, agora NOVO BANCO.

Gostava de lembrar que no tempo do PS e desse grande desgovernador do BP, um tal "bitor", os contribuintes meteram milhares de milhões no BPN, e ainda o pagam dos salarios e reformas, e os ativos bons foram parar à SLN - os acionistas fugiram à sua responsabilidade com a conivência dos poderes instituidos à data.

Hoje, os acionistas fazem barulho com pouca razão, porque, apesar de tudo têm alguma, pouca... É que Passos Coelho e Carlos Costa, dias antes, vieram tranquilizar o mercado. Mais, os reguladores antes do aumento de capital foram pressionados a aprovar a operação, com a chantagem de que se assim não fosse tudo cairia: caiu na mesma, só que mais tarde.

Prova-se que a regulação em Portugal é fraca.

PS- As ações são ativos de risco. Se não domina não se meta nisso. Um particular se quiser estar exposto a ativos de risco deve dar preferência a fundos. Não compre ativos a conselho de gestores de conta ou de caixas de balcões, pois estes vão-lhe aconselhar o que fôr melhor para o banco ou para os objetivos que tem a cumprir. Procure conselho em revistas e foruns crediveis, por exemplo na revista da deco-proteste. Oiça varias opiniões, não ouça só o seu banco. Os titulos do tesouro português são mais rentaveis que qualquer deposito a prazo - quanto à segurança, para já faliram 4 bancos mas o estado continua de pé e a pagar as dividas dos bancos que faliram, cortando nos serviços à população: é um verdadeiro estado social, até acode os coitadinhos dos banqueiros! (parece que Ricardo Salgado está muito pobre, não tem nada em seu nome)

0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP