Onde está afinal o Brasil?
Durante muitos anos olhou-se para o Brasil como a excolónia rica em recursos, com muita miséria e corrupção, tendo como cartão de visita futebol e carnaval.
Melhorias recentes no contexto sócio-económico fizeram aumentar uma classe média emergente e reivindicativa. Mas o que mais me tem surpreendido é a clarividência daquela gente, que ao contrário do expectavel não está mais para futebois, querem o dinheiro público investido em saúde, educação e transportes públicos.
Ora isto é uma grande lição que dão aos portugueses, que afundaram recursos públicos em estádios para o euro 2004, que estão às moscas, e porventura terão de ser demolidos pois só a manutenção fica numa fortuna.
No Brasil a corrupção tem sido perseguida e há gente efetivamente presa em tempo útil nos crimes de colarinho branco. De tal forma, que há pressões e iniciativas politicas para diminuir o poder do Ministério Publico, que foram também alvo da revolta da população.
Por cá, para além da corrupção legalizada que afundou o país, temos mais de dois milhões de pobres. É caso para dizer: onde está afinal o Brasil?
0 comentários:
Enviar um comentário