quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Vem a Dr Elvira ensaiando um passo, que em 2009 não trouxe os poveiros à dança

Nas autárquicas de 2009, o Dr Renato Matos - aos dias de hoje, afinal uma mais valia para o PS local - quis ganhar a câmara com base num chavão populista, que tinha por base, o alegado preço da água elevado. Gritava-se por essa altura, " a Póvoa tem o preço da água mais elevado do país ". Ora nem isso era uma verdade absoluta, nem tampouco chegou para ganhar a câmara.

O tarifário não era alto nem baixo, era o real, aquele que permitiu a sustentabilidade do sistema e não cavar divida para o futuro, para as gerações futuras. Foi o tarifário que permitiu sustentar investimentos na rede de água e saneamento. A isto chama-se sustentabilidade.

Hoje as redes de água e saneamento são dos poveiros, estão avaliadas em 70 000 000 de euros, ao contrário do vizinho concelho socialista que já as vendeu à indáqua e mesmo assim não teve como fugir ao PAEL I - para municípios com plano de reequilíbrio financeiro - obrigando-o a subir o IMI e as taxas.

Mas o atual executivo poveiro, neste mandato, fez aprovar o atual tarifário com o voto favoravel do PS, com base numa proposta do ERSAR (elaborada à data pela antiga ministra do PS Dulce Pássaro) que introduziu os escalões, um tarifário social, é composta pelas parcelas da água, saneamento e resíduos,  passando então a integrar também os custos de tratamento da nova ETAR de Tougues; apesar do aumento de custos para o municipio,  foi possível diminuir a fatura para 90% dos poveiros.

Na última Assembleia Municipal foi ainda possível,  por proposta do PSD, aprovar a redução do tarifário para IPSS e associações .

Posto isto, vem a Dr. Elvira  - que até traz uma certa descontração ao PS, a contrastar com a gritaria de outrora - já em campanha, mas ensaiando o mesmo "passo" que em 2009 não trouxe os poveiros à dança, acenar-nos com um tarifário da água ao preço da chuva. Como programa eleitoral é pouco, principalmente  nesta área onde quase tudo já foi feito. Isto demonstra a falta de capacidade programática do PS e uma ausência de estratégia para o concelho.






0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP