sexta-feira, 15 de maio de 2009

PS PÓVOA: um velho candidato jovem

Os partidos candidatos à camara da Póvoa e juntas estão em fase de apresentação de candidaturas. Nas semanas precedentes partiu-se muita pedra, zangaram-se cumadres, estalaram vernizes. Mas enfim, estão ai as listas.
As novidades são poucas, as mesmas caras de sempre. Uma referencia ao PS, por ser o principal partido da oposição, onde se mantém Renato Matos, um velho candidato jovem com velhas propostas, como cabeça de lista, que se apresentará amanhã num Hotel Poveiro.
Confio que as suas propostas continuarão a ser velhas, porque continuarão a ser as propostas, não serão postas em prática, porque o eleitorado já mostrou que não quer o PS na camara, o partido que governa o país.
Conheço o Renato, tenho simpatia pessoal por ele, mas efectivamente a realidade é o que é. Tal como aconteceu nas autárquicas em que Guterres largou o pântano, a história repete-se e novo cartão vermelho sairá ao partido. É impossível isolar sufrágios, porque o universo politico é o mesmo.
O PSD será o último a apresentar-se, e, sendo o governo da câmara e da maioria das freguesias, tem obra conhecida e abstem-se a correrias.
A gestão de qualquer câmara tem pontos criticáveis, esta não foge à regra, no entanto é possível observar dinâmicas positivas, como diz o povo, obra feita. As freguesias todas elas com saneamento concluído ou em vias disso, arruamentos melhorados, infraestruturas de apoio social (em Argivai já estão assinados contratos para construção do novo centro de apoio social). Na cidade, melhorou-se o espaço público, construiu-se estacionamento. É preciso não esquecer, que os mamarrachos construídos há mais de 10 anos não se podem implodir, é necessário integra-los. Na área cultural a Póvoa ombreia com cidades de maior dimensão e tem uma oferta variada, graças ao vereador Diamantino. A Póvoa está uma cidade arejada, vistosa, dinâmica, elogiada pelos vizinhos que a procuram em lazer.
Uma outra questão são criticas que se fazem, inclusive eu, a problemas relacionados com ambiente, gestão portuária e do domínio publico hídrico, que são efectivamente competências do estado central, menos válidas no debate autárquico. Espero que a construção da ETAR, já em progresso, resolva o maior problema actual, a qualidade da água nas praias.

Quanto a mais comentários e criticas deixo-os a vós!
post scriptum: Em Matosinhos, a última sondagem dá a perda de camara ao PS, com Guilherme Pinto apenas com 20, 20% dos votos.

6 comentários:

Anónimo,  16 de maio de 2009 às 11:06  

esse renato vai ser o milagreio da Póvoa, vai, vai, só é pena a familia tar no negócio da construcão civil.

Anónimo,  16 de maio de 2009 às 11:51  

ola bom dia amigo miguel gamito mais uma vez uma boa entrevençao tu estas sempre atento mas o PS ja nao tem capacidade para o poder ou seja ser uma oposiçao credivel ao poder estalado, agora argivai si ja tem quase tudo mas precisa de uma luva de ar fresco com gente nova capaz de levar argivai para a frente para o lugar que merece e contigo e as tuas capacidades se tambem ajudares vamos maislonge tenho confiança ... um abrao amigo ... tambem te dou a ideia de ires visitar o bolg de ... lino braga ok ate breve ... um dia destes me indentifico quem sou ok

Nuno,  18 de maio de 2009 às 02:56  

Não concordo com o sectarisno aqui apresentado.
Se o candidato do PS é um velho jovem, o que dizer de Macedo Vieira e seus pares?

O autor deste blog critica as propostas do PS, mas fundamentando em quê? Conhece-as?

Quanto ao trabalho da Câmara que o autor deste blog tanto defende...
Enfim, tenho pena que alguém jovem não constate o atraso que a póvoa está a sofrer relativamente a outros concelhos.

O que dizer da água mais cara do país?
O que dizer das taxas de saneamento e lixo mais caras do país?
O que dizer do que se pretende fazer na zona do actual estádio do Varzim e CDP?
Quantos funcionários tem a Câmara Municipal? Para quê? Quanto se gasta nisso?

Os equipamentos sociais que elogia a CM são da responsabilidade do programa PARES um progrmama do governo central, não são da responsabilidade da CM (nomeadamente o de Argivai, pelos vistos a sua terra)

Esta teoria de que o que de mal acontece na Póvoa é culpa do governo central e o que de bem se faz é graças à CM merece algum cuidado da sua parte para não ser sectário.

Percebe-se que o senhor seja do PSD, é legitimo e ninguém o pode censurar por isso, mas apresente argumentos que estimulem a discussão séria e não faça de nós, leitores do seu blog, retardados mentais.

Estive na apresentação do candidato Renato Matos e vi mais de 500 poveiros emocionados em torno de um jovem que a cada dia que passa demonstra ter qualidades e seriedade.

Renato Matos não é um velho candidato jovem como lhe chama, velhos são aqueles que se resignam e acomodam a um poder local que já não tem nada para oferecer aos poveiros.

Editor 18 de maio de 2009 às 11:56  

Caro Nuno, li com muita atenção o seu comentário, o qual agradeço. De facto,sou sectario porque faço escolhas. O Nuno não está a fazê-las também? pode reponder que não é sectário porque acha a razão sua, e ai, apresenta de novo um sectarismo. Faço as criticas que entendo, e se reparar por aqui, faço criticas ao projecto do Varzim e a outras questões ambientais, algumas convergentes com as suas.Fique sabendo, que ao contrário de si, não tenho por enquanto qualquer filiação partidária, nunca estive numa reunião partidária, mas ao estado a que chegou este pais, sinto que a minha geração também tem uma responsabilidade, não colocando de parte assunção de qualquer direito civico. Os centros de apoio social são apoiados pelo programa PARES só numa parte, o restante sai dos cofres da Camara e das Freguesias. A Junta de Argivai, apesar dos seus fracos recursos, abdicou da propriedade do antigo centro social e desportivo,em péssimas condições, cedendo-o à associação ARGEVADI, para que fosse demolido, dando lugar a um novo cuja construção vai-se iniciar em breve, com valencias para 3ªa idade e crianças pré-escolares. Quanto à Póvoa estagnada, é uma demagogia que pode sair cara ao PS junto dos eleitores, pois a realidade não se esconde. Quanto ao preço da água, eu também quero pagar menos, como é obvio e devemos caminhar para ai, se conseguir-mos. Agora não pense que é fácil quando os recursos hidricos da região têm problemas. O custo de tornar a água potavel é exponencialmente paralelo ao grau de poluição. A água está associada ao saneamento. O sr não pode ter boa água se não tiver o saneamento pronto, coisa que custou recentemente aos cofres camarários 5 000 000 euros, um milhão de contos. Vários concelhos já têm a água neste valor, e outros se preparam, porque efectivamente não há milagres, as recomendações da UE vão no sentido de aumentar o preço da água.
Se fôr justo verá que a Póvoa está tudo menos acomodada, e muito menos eu como está evidente.
Quanto a 500 pessoas emocionadas, deixe que lhe diga: em dois anos houve três ajuntamentos com mais de 100 000 pessoas indignadas com o governo do PS, dentro de 15 dias haverá outra manifestação para esses números, e julgo que o PS nunca se emocionou.

Anónimo,  18 de maio de 2009 às 18:40  

Quais são os recursos hídricos da região?
O rio ave?

A cm devia incentivar a população a fazer a ligação ao saneamento, até por uma razão ambiental.
E a CM recebeu fundos para isso, não tem necessidade de imputar preços tão altos ao consumidor final.
O que acontece é que os preços que a CM exige às pessoas são proibitivos.
Qual a razão para serem os mais caros do país?
Só há crise na CM da Póvoa não há nos outros sitios?

Fale do numero de funcionários da Câmara (será q se justifica tanta gente?)
Fale da forma como essas pessoas são contratadas e porquê.
Fale dos 70 000 euros de desfalque na loja do ambiente.
Fale da qualidade do nosso turismo que se degrada de ano para ano.

Por último 2 notas:
-o Programa PARES financia a 70% e as Câmaras deverão financiar a 20%. Caberá às entidades arranjar os outros 10%, parece-me mais do que justo...
- escreve-se conseguirmos e não conseguir-mos...

Editor 18 de maio de 2009 às 21:00  

Caro Arquitecto:
Aulas de Hidrologia custam tempo e dinheiro, no entanto neste concelho o nível freático é elevado e tem sido muito contaminado por demasiados fertilizantes, pesticidas e carga orgânica, tornando a água dos aquíferos imprópria. Se a água fosse boa e houvesse Ministério do Ambiente, não precisaríamos das Aguas do Cávado que vai buscar água a dezenas de Km(tudo isto custa dinheiro e há financiamento mas não a 100%). Depois como deve saber, em Barcelos cada ligação de saneamento custa 1500 euros, não é exclusivo nosso. Quanto aos recursos humanos da câmara e desfalques, aconselho-o a ir ao Ministério Público e antes passar numa assembleia municipal para denunciar, porque eu não posso fazer nada por si. Grato pelas notas se isso lhe dá crédito à falta de argumentos.
nota retribuida: assine o comentário, é mais credível, caso contrário, poderá ser apagado.

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP