domingo, 31 de maio de 2009

Foi uma rosa murcha que se apresentou em Argivai

Pensei algum tempo se haveria de escrever estas linhas, quer dizer, uns cinco minutos, depois aquela vontade comum nos bloggers de colocarem online a veia critica, foi mais forte. Aos que me lêem, uma chamada de atenção para o óbvio: este não é um espaço oficial de coisa nenhuma, é um espaço pessoal onde navego ao sabor da espuma dos dias, com respeito pelo próximo sem hipotecar a liberdade critica.
O PS apresentou-se na escola primária de Argivai numa festinha para a família socialista que veio de todo o concelho. Das 100 pessoas presentes, somente umas 30 seriam de Argivai, e destas, metade eram olheiros de outros partidos. Teve piada a marcação entre grupos, quem estava, quem fazia parte, quem batia ou não palmas, matéria para um pequeno estudo sociológico.
A opção pelo interior da escola foi má, com o calor que estava teria sido mais agradável cá fora, mas a necessidade de concentrar as gentes assim o obrigou. Em consequência muita gente saiu, principalmente durante e no final do show musical.
Lá esteve o Dr Renato com a cassete da água mais cara, da cor da câmara que não muda, dos poveiros com o mais elevado abandono escolar da AMP. Esqueceu-se que as tarifa deverão obrigatoriamente subir uns 70% em vários concelhos como em Vila do Conde, esqueceu-se de há quanto tempo está o PS na Câmara de Vila Conde, ou qual o abandono escolar do vale do Sousa. Nunca gostei da estratégia politica de se denegrir o nosso concelho para se legitimar um don Sebastião, com faz o PS nacional, saindo-lhe o tiro pela culatra na divida externa, crescimento e desemprego.
Quanto à candidata do PS a Argivai, pareceu-me simpática tal como toda a restante jovem equipa. Foi apresentada como uma miúda voluntariosa que veio da associação de pais. Apresentou-se algo nervosa, como é compreensível, num discurso soletrado, monocórdico e amorfo, incapaz de mobilizar. Como se pode calcular esta não deve ter sido a 1ª escolha do PS, o perfil ideal de candidato seria outro, mas foi o possível.
Das propostas, uma mão cheia de muito pouco. Não se comprometeu com qualquer obra, o que se compreende, ainda o mais substancial foi a promessa de tentar melhorar a segurança na EN 206. O resto resumiu-se a cosmética. Medir a tensão arterial aos idosos duas vezes por ano, uns passeios de camioneta, apoiar as colectividades, aumentar a transparência e auxiliar a população nalguns serviços.
Na realidade é pouco para quem se propõe ganhar a junta e é pouco para uma população que tem visto a freguesia dar um salto considerável nas suas infraestruturas e equipamentos sociais.
O que o PS propôs além de ser muito pouco, já está concretizado. Vou pegar na questão da tranparencia. O que se passa é que a junta não apresenta contas de merceeiro, mas sim pelos critérios contabilísticos, o que deixa muitos elementos da assembleia incomodados, pela incapacidade de análise, a vossa solução é melhorar a qualidade das listas. Ou o que propõem é andar para trás. Os senhores deviam saber, que a contabilidade é feita com um programa oficial e assinada por um TOC. As actas estão informatizadas e são publicadas. Qualquer cidadão pode aceder a tudo isto. Está tudo na lei. Os senhores não vão inventar a pólvora.
A junta já promove várias vezes no ano passeios e encontros prá 3ª idade e escolas. No associativismo todos têm sido apoiados, e não com faz de conta, mas com infraestruturas. Vejam-se as obras no campo de futebol, veja-se a ARGEVADI, o maior projecto de apoio social já em construção.
Se os idosos da freguesia medissem a tensão duas vezes por ano nas acções do PS, muitos não chegavam ao Natal. Sesta uma boa iniciativa de campanha, é pouco consistente e até caricata como proposta para um mandato. Quem sofre de hipertensão tem de a medir todas as semanas e a junta tem competências especificas e não se pode dedicar a tudo, nem correr o risco de se intrometer em áreas p´rás quais não tem competência, correndo até o risco de comprar problemas com outros serviços. Eu percebi a ideia, mas contém este risco. A juventude tem destas coisas.
A nível da facilidade da população no acesso a serviços, a junta funciona já com horário alargado e teve o mérito até de estabelecer um protocolo com os CTT. Como a população sabe(não os políticos), os elementos da junta já prestam auxilio como por exemplo no cumprimento dos deveres fiscais.
Termino com esta ideia: o que o PS tem para oferecer a Agivai é muito pouco. Seria muito difícil dar o meu apoio a esta lista, dada a falta de ambição, de manifesta incapacidade mobilizadora e acima de tudo, défice de ideias, ainda que se trate de um conjunto de pessoas jovens.
PS: Um excerto deste POST foi enviado como comentário ao Póvoa Semanário, tão somente uma opinião como muitas outras, livre de qualquer insulto, veremos se mais uma vez será cortado, tal como os muitos comentários desfavoráveis, feitos por várias pessoas na apresentação do Dr Renato à Câmara, que não foram publicados.

6 comentários:

jornalista local,  31 de maio de 2009 às 19:36  

ola amigo

muito bem estas sempre em cima destas coisas argivai ja precisava de ti a muitos anos parabens continua e publicas as tuas ideias que sao sempre uteis para argivai creser.. xau

Força ARGIVAI,  1 de junho de 2009 às 11:45  

Este espaço é seu mas deve respeitar quem o lê...

Não o conheço de argivai e realmente parece-me que não deve conhecer bem a realidade politica da freguesia.

È triste que alguém que me perece ser um jovem se dedique a criticar a candidata a presidente da junta de argivai, uma jovem que mostra vontade e coragem em dar a cara por um projecto político de mudança.

Outros haverá que se dedicam a dizer mal escondidos no seu computador.

Estavam MAIS DE 250 PESSOAS na apresentação pública, não minta por favor.
Por aqui se vê a sua "cegueira política"
O facto de vª exª ser amigo do futuro candidato pelo PSD não o pode levar a mentir da forma que faz.
Mais, de fora de argivai estavam os elementos do ps da Póvoa e da junta de aver-o-mar, pois há solidariedade.

A sua análise é triste para alguém que se entitula tão devoto à sua freguesia, pois devia ser mais exigente com o poder, mais interventivo e não tão subserviente.
Para si, tudo o que de bom se faz é PSD.
A argivadi é da responsabilidade de muitos argivaenses, com grande destque para o dr. Sérgio e o Sr Joaõ Saraiva (do ps) os grande pais desta associação.
Mais:
A ARGIVADI só existe graças a um programa PARES do actual Governo que vai subsidiar a obra do centro social em 70%!!!
Não seja por isso sectário ao ponto de vir dar os parabéns ao PSD por isto.
Mais:
Fique sabendo que quem ajudou a ARGIVADI a ter o seu projecto aprovado, quem acompanhou o projecto, quem foi a reuniões ao porto à delegação do ministério da segurança social foi... o Dr. Renato Matos, pois é, o actual candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal, de quem o senhor diz tão mal.
Está visto que fala sem saber.

Seria muito mais interessante para a nossa freguesia começar a fazer análises sérias.

Anónimo,  1 de junho de 2009 às 13:02  

Fico à espera para ver as ideias do psd com uma certeza:
Para o senhor serão as melhores do mundo.
De gente amorfa, acomodada e bajuladora do poder não reza a história.

Fico contente de ver uma lista composta de de argivaeneses jovens e com coragem para dar a cara por um projecto para a freguesia.

O melhor tesoureiro que a Junta de freguesia teve algum dia é do PSD mas é o actual nº2 da lista do PS, o que só revela que independentemente dos partidos de cada um, nos devemos unir em torno de um projecto de amor à freguesia.

Tenho pena que o senhor autor deste blogue ainda não tenha percebido isso e ponha sistematicamente as suas cores partidárias à frente dos interesses da freguesia.

Sou CDS, votei UEA nas últimas mas agora o meu voto vai para o PS porque Argivai merece melhor.

Um último conselho, vá a um oftamologista, pois estavam para cima de 250 pessoas.
A sua vontade de dizer mal é tanta que até se contradiz.
Diz que estava muito calor na sala mas depois diz que só estavam lá 100 pessoas. Ora quem conhece a Escola sabe que para o salão estar cheio como um ovo como esteve e com o calor que estava, é preciso no minimo estarem 250 pessoas.
Só você, que pelos vistos estava mais atento a ver quem batia palmas, é que não reparou na quantidade de gente que encheu a escola.

Anónimo,  2 de junho de 2009 às 18:04  

ola amigos

anonimo com o que tu escreveste ate tenho vontade de rir. e este o meu comentario...

Anónimo,  3 de junho de 2009 às 18:39  

Não irei fazer muitos comentários à apresentação da candidata do PS em Argivai. Mas aos factos que aqui foram divulgados, o meu comentário é " Não vale copiar!". Passeios para crianças e idosos sempre existiu em Argivai!
Também não comento a qualidade quantitativa da questão, ou seja, quantas pessoas estavam. Sou mais exigente e gostaria que fosse valorizado o aspecto qualitativo “da coisa”, isto é, ideias (de preferência novas) e iniciativas (de preferência diferentes das já existentes).

Quem quer que seja o pai, a mãe, ou outro membro da associação ARGEVADI, dou os parabéns pelo projecto. Mas deixemo-nos de individualismos!!!! Ninguém trabalha sozinho!!!! Ninguém consegue construir sozinho!!!!
É claro que se tem que dar os parabéns à Junta de Freguesia de ARGIVAI! Não ouvi dizer que seria a oposição a contribuir para esta associação a não ser com criticas (esperemos que construtivas)!
Querem dar os parabéns a quem? Aos ARGIVAIENSES? CONCORDO! ARGEVADI nasceu de uma ideia de ARGIVAIENSES e não consta que algum deles seja membro ou pertença a algum orgão relacionado com o programa PARES.
Neste assunto (ARGEVADI), e no ponto em que o projecto se encontra, temos que ser muito claros (minha opinião):
O projecto deixou de o ser para constituir uma realidade!
Muitos argumentos da oposição (que serião usados na camapnha?) caem por terra pois estão abragidos pela iniciactiva ARGEVADI.

Quem não está de acordo com uma iniciactiva tão louvável, pelo menos deixem trabalhar quem quer!

Quanto ao melhor tesoureiro que a Junta de Freguesia teve algum dia tenho a seguinte opinião e repito-me: Mas deixemo-nos de individualismos!!!! Ninguém trabalha sozinho!!!! Ninguém consegue construir sozinho!!!!
E acrescento: foi um bom tesoureiro numa Equipa PSD, numa Junta PSD, num Projecto PSD.
Reconheço sim que é uma pessoa jovem e que gosta de ARGIVAI, no entanto, em tempos dificeis e de crise pergunto: qual foi a atitude tomada pelo agora número 2 do PS? SAIU!!!
SAIU!!! Com esta atitude desapontou muita gente.
Para jovem esperaria mais coragem e garra, mesmo não concordando com as políticas. Estaria à espera de alguém que estivesse presente mesmo que fosse para apontar o que, na sua opinião, estaria mal. Uma equipa enriquese com a discussão de ideias e com a partilha de opiniões obviamente diferentes, mas não enriquese com os que saem.

Agrada-me ler com que paixão todos vocês falam e defendem as vossas cores políticas e as vossas opiniões. Acho saudável a crítica e a discussão mas não se esqueçam que estão a contribuir ou a destruir alguma coisa com essa mesma crítica. Critica não é insulto. Crítica é pensar e ser diferente, mas aciam de tudo respeitar a diferença dos outros. E é muito nessa diferença que está a riqueza e o crescimento humano.
Quem só sabe responder a crítica com insulto, desculpem que diga, não está preparado para viver em sociedade democrática.

Editor 8 de junho de 2009 às 10:39  

Ilustres comentadores, agradeço as vossas criticas, são sempre bem vindas. Começo por relembrar que assino o que escrevo, ao contrário de outros. Depois há aqui um aspecto pelo qual me tenho batido: o aumento de formação cívica no debate politico; os senhores têm de aprender a fazer politica sem recorrer ao insulto, isso desprestigia a todos os que aqui vivem.
É necessário separar o plano pessoal do plano politico, embora em ambos deva haver elevação e especialmente no debate politico seja importante uma dialéctica factual. Tenho pena que algumas pessoas com muitos anos de militância, ainda não tenham ai chegado, mas noto que as coisas estão a melhorar.
Obviamente o meu tom é critico. Esta página faz comentário, critica e divulgação. Quanto às opções politicas, são claras, penso ter esse direito que igualmente os senhores usufruem e praticam . Procuro sempre fundamentar aquilo que escrevo, e gosto que me convençam com factos, não com profissões de fé. Entendamo-nos: a juventude também é um estado de alma e a candidata do PS, jovem na idade, mostrou-se velha na garra, na convicção e nas propostas.
Quanto ao nº de presentes no legitimo comício, onde estive e fiz uma contagem por amostra, aceito de bom grado os 150, ficamos a meio entre os meus 100 e os 200 contados pelo Póvoa Semanário. Como os senhores reconheceram, veio muita gente de fora o que é legitimo. Fica no entanto demonstrada a falta de mobilização do PS na freguesia, pelo facto de apenas 20%(variavelmente) dos presentes serem residentes apoiantes da lista, sendo esta realidade negada apenas por quem não conhece as pessoas que aqui moram.
Quanto à ARGEVADI meus amigos, sendo assunto de disputa politica tenho-me esforçado por clarificar aqui todo o processo, quanto a quem se mexeu e quem vai pagar, se desejarem podem aqui ler. Posso vos dizer que até já li a escritura publica de doação do terreno, onde os interesses da Junta e dos cidadãos estão muito bem salvaguardados, num bom trabalho da junta; convido-os a fazerem o mesmo.
Quanto ao senhor que fala do papel do dr Renato na constituição da ARGEVADI, partilho convosco aquilo que me foi dado a saber. O governo da junta tem um elemento minoritário do PS, que na altura da constituição da ARGEVADI, pediu ao Dr Renato uma certidão - o pedido de declaração de utilidade publica emitida pelo Governador Civil - uma vez que ele foi em tempos seu assessor, portanto conhecedor da burocracia. Tendo sido uma ajuda louvável, foi simplesmente o pedido de uma certidão. Todos agradeceríamos se pudesse ter sido mais.

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP