sexta-feira, 29 de maio de 2009

Dadas as circunstancias, só uma junta PSD poderia resolver este imbrógio.

Apercebi-me da rotundização do país há uns vinte anos, numa ida a Évora, cuja via circular tem um bom punhado delas. Dai p´ra cá nunca mais ninguém segurou este movimento pró-rotunda. Algumas delas diga-se, de gosto duvidoso. Outras, onde se gastou uma pipa de massa com Cutileiros de 2ª categoria, onde se poderia ter resolvido o assunto com elementos naturais, como rochas, arbustos e relva.
O movimento rotundista, açambarcou também fontanários, chafarizes e outros mamarrachos usados como obra de fachada pré-eleitoral.
Muitas vezes a apregoada revitalização/beneficiação de largos e praças fez-se à custa de património histórico, trocando-o por traças minimalistas na moda, mas em muitos casos divergentes do contexto local.
O grave disto, além da descaracterização do espaço público, é a delapidação do erário e o desvio de recursos necessários em infraestruturas como saneamento e águas, vias de transporte e apoio social.
Apesar destas criticas, as rotundas quando introduzidas com critério, são uma óptima solução para desatar nós rodoviários e cruzamentos, onde por vezes um semáforo apenas agravaria o problema da fluidez.
Em Argivai, porém, não é esta a realidade. As infraestruturas básicas de águas-saneamento-repavimentação estão feitas (essenciais mas pouco valorizadas-não fazem vista) e as rotundas são escassas, apenas em redor do Feira Nova, parte delas pagas pela JM. No campo social a Argevadi suprirá as necessidades.
O que coloco aqui em discussão é a necessidade de uma rotunda no fim da Rua Sacra Família na intercepção com a nacional, no acesso ao centro histórico. Todas as semanas há ai acidentes, principalmente pela falta de visibilidade de quem sai da Rua do Tamanqueiro. É um ponto negro do concelho. A Junta tem feito todos os esforços para a sua construção, mas tem havido alguns obstáculos. Um deles, deverá ter sido um impasse na qualificação da área adjacente ao aqueduto, que vai p´rás calendas por o MC não ter orçamento, outro entrave poderá estar relacionado com contrapartidas ao Feira-Nova por cedência de terreno ao projecto.
Ao que parece, haverá novidades em breve, que serão divulgadas em tempo próprio.
Remato com esta certeza: indubitavelmente, nas actuais circunstancias, só uma junta PSD poderia resolver este imbróglio.

5 comentários:

Anónimo,  29 de maio de 2009 às 23:50  

Só uma junta PSD, mas porquê?
Já viu como chega a ser ridiculo?
Fala em problemas que NÃO estão resolvidos na nossa freguesia, mas mesmo quando o PSD está na Junta há mais de 10 anos, você diz que só uma Junta PSD poderá resolver os problemas?????
Bolas para tanta demagogia homem!

Editor 30 de maio de 2009 às 15:12  

As prioridades da junta nos últimos anos, como são patentes, passaram pelas infra-estruturas básicas, umas em parceria com a câmara como as águas e saneamento, outras como o Cemitério, Capela Funerária e sede da Junta totalmente da responsabilidade da Junta. Estas opções têm sido acertadas.
Somente nos últimos anos, com o aumento da população da freguesia é que surge a necessidade de melhorar os acessos à área a nascente da EN e especialmente no ponto citado. É claro então, que há 10 anos o problema não tinha esta premência, mas actualmente tem consequências graves com danos pessoais e materiais.

Quanto à questão de só uma junta PSD, é simples. O governo da junta nos últimos anos tem tido forte e constante oposição das outras forças políticas nos projectos que tem concretizado. Alguns desacreditaram o projecto ARGEVADI ou por interesses pessoais ou por manifesta incapacidade de realização, o que me leva a questionar: se outros governassem a junta como seria hoje Argivai?
Por último, e não menos importante, como toda a gente sabe, há um grande incomodo no PS da Póvoa, naquilo a que chamam um namoro entre a Câmara e as Juntas do PSD. Neste namoro não há nada de impróprio, apenas uma relação de trabalho bem oleada sem politiquices como obstáculo, que tem promovido o desenvolvimento local. A população tem dado conta, e é por isso, que tem escolhido maioritariamente o PSD prá câmara e Juntas, estando eu certo que continuará a fazê-lo.
O PSD aparecerá nestas autárquicas com uma equipa que mistura experiência, competência e alguma juventude, com um caderno de propostas, que não são promessas mas sim realidades, que irão merecer a confiança dos eleitores.

Anónimo,  1 de junho de 2009 às 13:05  

Começo a duvidar que o autor deste blog seja realmente de Argivai...
Só sabe bajular o psd e dizer mal dos outros todos.

jornalista local,  1 de junho de 2009 às 20:39  

ola boa tarde

amigo anonimo sobre o que li neste blog. que o senhor escreveu da logo para percever que de cultura nao tem nada e nao conhece um pouco de argivai e o senhor gava tanto o vosso n.º 2 que enquanto esteve na junta como tesoureiro so fez asneiras e contar tudo o que via la ia logo contar a outra pessoas... nao acredito que alguem do psd o tivesse dito que foi ele o melhor tesoureiro... agora no crescimento desta freguesia se deve ao psd e ao senhor adolfo ribeiro e seus pares... e nao ao ps de argivai que sempre foi pobre em ideias... argivai precisa de pessoas com cabeça e ideias com rigor... porque a xana pode ter muitas ideias mas se as outras pessoas que estam na lista nao tiverem força para ajudar nada faz amigo e essa a minha ideia... eu nao acredito neste ps so sabe dizer mal do que esta feito... a junta nao e o centro de saude nao sim um local para trabalhar para os argivaienses para a sua melhor qualidade de vida e foi com o psd que os argivaienses tiveram essa qualidade de vida em todas as obras realizadas e as que vam ser feitas muito em breve... e viva argivai... a argevadi esta hoje de pé por a junta de freguesia assim o quis contra tudo e todos nao foi o dr. sergio men o senhor saraiva... se o senhor presidente adolfo ribeiro nas desse o sim nao avia argevadi para minguem porque os terrenos eram todos da junta de freguesia (da freguesia)e valiam muito dinheiro e argevadi nao tinha esse dinheiro e nao acredito que o senhor saraiva ou o dr. sergio os comprase para os dar ha argevadi por isso o senhor nao sabe o que esta a dizer amigo e nao acredite em tudo o que lhe disseram por eu tambem ouvi muita coisa nos cafes e o que o senhor escreveu aqui nao tem muita verdade.... eu acredito que argivai vai ganhar com gente seria e com rigor para governar argivai neste seculo XXI... argivai em frente tem aqui a tua gente... (antes de escrever anonimo pensa melhor no que dizes)

Anónimo,  7 de junho de 2009 às 15:13  

Há que reconhecer que, neste actual mandato em que o Ps e Psd partilharam o poder, já foram feitos alguns progressos.Isto sim é democracia. Mas muito mais é preciso fazer.
Já em relação a alguns comentarios, acerca de acidentes diarios no referido cruzamento com o feira nova, não sera melhor construir um posto de saúde em vez de uma rotunda?


Acho que o jornalista de Argivai devia frequentar um curso das novas oportunidades a fim de corrigir o português ( fraco, muito fraco).

Quanto à Argevadi, ela existe graças ao empenho e esforço daqueles que trabalharam a sério para este projecto e não apenas à Junta de Freguesia. Quando todos colaboram e não se ficam apenas nas critícas trabalha-se melhor.

CC

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP