quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Lançamento da 1ª pedra da Argevadi.


A Argevadi é uma IPSS que nasceu em 2006. Dos seus objectivos constam: o apoio a crianças e idosos, integração social, apoio à família, protecção na velhice, invalidez e situações de carência económica, promoção e protecção da saúde, apoio na educação pré-escolar e formação profissional.

Ontem foi lançada a primeira pedra, numa cerimónia que contou com com a presença do secretário de Estado do Trabalho e da Formação Profissional Fernando Medina. Estiveram ainda presentes, o Dr. Macedo Vieira e alguns vereadores, tendo-se ainda associado a oposição, numa cerimónia que decorreu de forma razoável, digamos assim, dado a bênção não ter seguido o protocolo, mas pode-se dizer que foi Deus quem teve a última palavra.
Mais de 12 anos passados, sobre o grande designio da educação com Guterres, chega a Argivai uma infraestrutura com pré-escolar.

Dado ser um dia útil, agradou-me a presença de muitos argivaienses o que prenuncia a receptividade ao projecto, o que é óbvio, pela sua melhoria no desenvolvimento humano local. Sobressaíram alguns elementos do rancho etnográfico que coloriram o evento.

Estranhei o facto, de alguns elementos dos corpos sociais da associação não estarem presentes, o que não caiu bem. O seu presidente discursou, fez os agradecimentos da praxe onde foi referido os 20000 euros de apoio da junta (podia ter referido a doação do terreno, que tanto desgosto tem causado à UEA que não esteve presente, e coerentemente pois é contra a IPSS), sem os quais não teria sido possível o arranque. Particularmente, acho que o lançamento da 1ª pedra deveria ter sido no arranque das obras e não agora, mas esta decisão apenas vincula a direcção da Argevadi. Aproveito ainda para referir que a direcção tem de criar outro dinamismo na recolha de fundos.
No final houve um beberete, onde estiveram expostos os projectos da Argevadi e os presentes puderam festejar o arranque deste equipamento com um impacto considerável na vida desta pequena freguesia.

PScr.: O jornal Póvoa Semanário não se dignificou publicar uma noticia sobre o assunto, gastou uma linha dentro da noticia da inauguração do Miminho (uma cresce da Cruz vermelha). Compreende-se, já que é um concelho onde fervilham todos os dias ministros e secretários de estado. Continuo também a tentar compreender a selecção de comentários nos artigos, é que, já fiz alguns no limite e foram publicados, e outros pertinentes que foram censurados, o que me leva a questionar se é a qualidade que se pretende. Por vezes, tenho a impressão de estar a ler a secção local da Acção Socialista, e têm toda a legitimidade, tal como os leitores nos juízos...
Ainda dizem que a comunicação social anda com Macedo Vieira ao colo!

0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP