quinta-feira, 27 de agosto de 2009

VOZ DA PÓVOA: É Seguro Tomar Banho Nas Praias da Póvoa

" Numa situação repetente e com reconhecidos prejuízos para o Turismo da Póvoa de Varzim, alguns órgãos de comunicação social voltaram a publicitar que a água da praia da Póvoa estava imprópria para banhos.

Face à recusa da Delegada de Saúde, Alice João, em prestar declarações sobre esta matéria, tentamos obter respostas junto da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte.
Delfina Antunes, directora do departamento de Saúde Pública da ARS Norte e delegada regional de Saúde do Norte, elucidou-nos: “de acordo com o serviço de saúde pública local, desde o início da época balnear, ou seja, desde 15 de Junho até ao momento, os valores obtidos para os parâmetros microbiológicos de avaliação da qualidade da água balnear constantes na legislação acima referida, quer a escherichia coli, quer os enterococos intestinais, encontram-se conformes os valores estipulados, em todas as zonas balneares abrangidas pelo Programa de Vigilância Sanitária da Qualidade da Água Balnear, levado a cabo pela Autoridade de Saúde Local"
O jornal voz da Póvoa, vem assim corroborar a minha visão sobre o assunto, mediante os factos disponíveis, conforme escrevi neste Post (A politiquice na qualidade das praias ), a qualidade da água tem sido boa este Verão e desde o ano passado, conforme atestam estas analises.
Espanto-me um bocado, quando ouço dizer que a comunicação social tem poupado Macedo Vieira, quando pelo contrário em peso, fizeram correr tinta sobre uma hipotética má qualidade da água, a qual serviu os interesses eleitoralistas de certa oposição mas prejudicou a economia local e o nome da cidade. (poderiam ter gasto mais tinta ou antena com o Prémio de Cidade Mais Limpa)
Pela primeira vez, um jornal pegou em factos: as análises à água e uma justificação de uma autoridade sanitária competente, acima da Sr Delegada local, que nunca mais deu qualquer justificação sobre o assunto. Será que se sentiu representada no PS?
O assunto tem sido pasto para blogs que escolhem os comentários a gosto. Tem sido uma delicia verificar como alguns cegam no escárnio, ao ponto de se contradizerem, de comprometerem algum bom senso de outros episódios. Houve até um blogger que se deu ao trabalho de tirar fotos no final do mercado/feira de Aver-o-Mar, antes da rotineira limpeza municipal, só para enxovalhar a cidade. O mesmo que arranjou uma foto com cartazes de interdição de praia, o que me levou a comprovar insito a não veracidade, até porque, como toda a gente pode verificar, as análises apresentam boa qualidade. Revela-se aqui a sociedade portuguesa bem retratada por Eça, as invejas, as intrigas, o despeito.
Pscr.: Com a colocação dos outdoors do PSD já começou a critica. Temos é um problema de coerência: é que os de outros partidos estão cá fora há muito mais tempo e ninguém se insurgiu. Como é óbvio o PSD é democrático e respeita a legitima campanha do adversário, ao contrário de alguns sinais preocupantes que foram sendo dados ao longo da legislatura.

2 comentários:

Anónimo,  27 de agosto de 2009 às 23:04  

Só está esquecido que as praias da Avenida dos Banhos são só para lazer e não estão aptas para prática balnear!
Ah! Ah! Ah!
Como não são praias já não precisam de análises!

Editor 27 de agosto de 2009 às 23:18  

1º As análises estão em dia e são boas, como pode verificar nos links aqui colocados

2º Quanto ao que se pode fazer nas praias aconselho-o a ir aos editais e informação fixada nos concessionários e verificar por si próprio, nem o quero tentar convencer, leia o que lá está; entre nas páginas dos organismos oficiais e veja por si. Isto de andar no diz que disse é facil,mas não tem credibilidade.

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP