sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O brinquedo novo

Os socialistas estão eufóricos, tal como os comunistas, perdem mas ganham sempre. Acho óptimo! sempre gostei de gente feliz à minha volta.

Para vos ser franco, e quem esteve comigo na noite eleitoral sabe, ganhei, mas não fui em euforias, e a vitória foi suada e com lealdade ao adversário. Volto a repetir, aqui em Argivai o PSD fez uma campanha leal e no dia das eleições teve um comportamento exemplar...
Aqui que ninguém nos ouve, parece que na noite eleitoral aqui por Argivai, a certeza da vitoria era tanta que tinham uma frota já estacionada para invadir a fréguesia ( é que há muito carro e pouco sitio para festejar), o fogo preso já estava preparado, mas a sorte foi madrasta. Dizem as almas penadas, que viram o Sr dos Milagres conferenciar com nossa Senhora e terão preferido fazer a festa com o PSD, porque é gente que festeja mas deixa as crianças dormir!

Não queria cortar o gozo do brinquedo novo, que foi este resultado de Renato Matos ligeiramente melhor que Garcia. Ok, enquanto o brinquedo é novo é curti-lo mais um pouco!

Bem, agora a realidade! O Dr Matos não comemorou bem algum ascendente sobre o Dr Macedo, na realidade comemorou algum desafogo perante um certo PS Póvoa que espera para lhe fazer a cama. Eles andam por ai, não foram embora. Só estão à espera de um resvalar. A limpeza feita no PS Póvoa deixou marcas - aqui por Argivai anda um deserdado a fazer estragos - e a nova imagem não é tão consistente como isso. Convenhamos, que as marinas, as festanças e as esmolas estará bem num programa do CDS, não no PS. Na forte componente rural do concelho nem tocam: bem sei que as gentes da lavoura não os querem. Em certos aspectos, chegam a roçar na ala da esquerda light do bloco, nos temas escolhidos pró-urbano, na acutilância, etc.

Mas há que introduzir aqui mais alguns elementos do mundo real. A campanha ultra-destrutiva que fez o PS não teve grande reflexo. Os políticos estão mal vistos, ainda mais com uma postura negativista e demagógica, com propostas descontextualizadas das competências autárquicas, com um discurso bonito mas redondo e vazio. O Dr Renato beneficiou ainda de um certo efeito tipo "chicotada psicológica com treinador novo", mas isso não é consistente se continuar com o mesmo estilo e linha programática, e é um efeito que se desvanece. Por outro lado o eleitorado disse que prefere o rumo do PSD embora possa estar insatisfeito com alguns pontos, que certamente serão corrigidos.

Eu sei que há uma série de novos políticos socialistas muito identificados com o estilo socrático agressivo, modernaço, alicerçado no discurso redondo e pretenso tecnocrata, no entanto é má influência pelo que se viu nestes quatro anos de legislatura, ou seja, cuidado porque esse é um estilo em queda.

0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP