quarta-feira, 16 de junho de 2010

No aniversário do 37º aniversário da Póvoa de Varzim, entregaram-se medalhas de reconhecimento

"A Póvoa de Varzim assinala hoje 37 anos da sua elevação à categoria de cidade, que a Câmara Municipal comemorou realizando a já habitual cerimónia de entrega de Medalhas de Reconhecimento, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Este ano o município decidiu homenagear Amândio Rocha, Rui Vieira Nery e “O Comércio da Póvoa”.


Nascido no Algarve, Amândio Rocha cedo se radicou na Póvoa, onde estudou e trabalhou. Ainda jovem, emigrou para o Brasil, onde iniciou uma actividade profissional bem sucedida. Durante toda a sua vida em terras de Vera Cruz, Amândio Rocha estabeleceu diversos contactos entre a Póvoa de Varzim e o país que o acolheu, beneficiando a cidade enquanto estância balnear. Não ser verdadeiramente um cidadão poveiro sempre foi uma mágoa para Amândio Rocha. A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim alterou esta situação no próximo e hoje agraciou com “a Medalha que doravante o proclame Cidadão Poveiro, como é devido e justo”, afirmou o Presidente da autarquia, José Macedo Vieira.

Rui Vieira Nery, licenciado em História, doutorado em Musicologia e professor na Universidade de Évora, entre tantas outras actividades, é, desde 1998, uma referência na vida cultural da Póvoa de Varzim, pela sua ligação ao Festival Internacional de Música. As suas conferências dão o mote de partida para aquele que é considerado um dos melhores certames do país e “se o Festival é, reconhecidamente, uma das mais prestigiadas realizações congéneres no espaço nacional, o contributo de Rui Vieira Nery para esse estatuto de excelência tem sido inestimável”. A cidade deve, segundo José Macedo Vieira, retribuir o afecto de Nery e prestigiá-lo tornando-o cidadão entre os seus “filhos adoptivos” é a melhor forma. Também a Rui Vieira Nery foi imposta a Medalha de Cidadão Poveiro.

Também no Dia da Cidade foi reconhecido “O Comércio da Póvoa”, assumidamente jornal republicano e defensor dos interesses locais. “As páginas deste semanário registam memórias indissociáveis da história do concelho e das grandes causas do seu desenvolvimento, algumas dos quais lideradas, em jeito de campanha mobilizadora, pelo próprio jornal, pela pena brilhante de colaboradores como Ezequiel de Campos, Leonardo Coimbra, Manuel Silva, Flávio Gonçalves, Vasques Calafate, Baptista de Lima, Manuel Lopes, Manuel Amorim, José Carlos Vasconcelos… Falar de “O Comércio da Póvoa” é, pois, em boa verdade, falar de uma Póvoa inspirada e motivada por ideais republicanos, que o jornal antecipou, proclamou e ajudou a consolidar”, explica o Presidente da Câmara Municipal. Por todos estes motivos, “O Comércio da Póvoa” foi agraciado com a Medalha de Reconhecimento Poveiro, de grau ouro."
adaptado do portal municipal

0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP