domingo, 7 de junho de 2009

POLITICA DA VERDADE: PSD com vitória estrondosa

Começo por saudar os eleitores portugueses pela lição de democracia que mais uma vez deram ao país. Como já aqui escrevi, o eleitorado não é ingénuo.
Uma nota para os senhores das sondagens, cujo trabalho merece uma critica.
A nível nacional a vitória do PSD foi estrondosa:
PSD 31,7 % - 8 mandatos
PS 26,6 % - 7 mandatos
BE 10,7 % - 2 mandatos
Cdu 10,7 % -2 mandatos
CDS 8,4 % - 2 mandatos
O PSD fez a aposta certa numa politica séria, com base na realidade. Tem agora todas as condições para se unir e mobilizar para os próximos sufrágios.

Na Póvoa de Varzim o PSD teve uma vitória estrondosa, com meios de campanha insignificantes comparativamente ao PS. Ganhou em todas as freguesias. Resultados Totais:
PSD 40,4%, PS 21,8%, BE 9,8%, PCP 5,3%, MEP 1,3%.
Na minha modesta reflexão, vinha referindo que o PS Póvoa está a fazer uma campanha que o eleitorado não aprecia.

Em Argivai o resultado do PSD foi muito positivo. Em 1º lugar ganhou. Em 2º, porque foi uma vitória sem qualquer campanha, ao contrário dos outros partidos que estiveram no terreno e estrategicamente apresentaram já propostas para a Junta. Portanto, aceitamos este resultado como uma sondagem real, a partir da qual vamos humildemente trabalhar. Mas vamos a números:
Em 2004 PSD+CDS= 37,03% PS = 48,67%
Em 2009 PSD =33,4% PS = 32,1% CDS=9,6% BE=9,3%

O PS em 2004 ganhou em Argivai as Europeias (embora perca a Junta e a CM sistematicamente para o PSD), tinha portanto a esperança de ganhar aqui as europeias, mas nem isso sucedeu, apesar da sua mobilização. Conforme os números, o PS cai 16,66%.
O PSD aparece não coligado, sozinho. Se retirar o peso do CDS na freguesia em 2009 - 9,6% - aos resultados da coligação em 2004 - 37,03% - ficaremos com um resultado aproximado de 27,43% do PSD em 2004. Ora teremos então nestas europeias 09 uma subida do PSD em Argivai próxima de 6%. Um bom resultado.
Parabéns aos Portugueses, aos Poveiros e em particular aos Argivaienses, pela lucidez que demonstraram hoje e terão no futuro, face ao projecto de desenvolvimento que o PSD tem para a Freguesia de Argivai.

4 comentários:

Anónimo,  8 de junho de 2009 às 10:57  

Miguel da treta... então e a habes tensão?

Guilherme P.,  8 de junho de 2009 às 12:39  

Há análises para todos os gostos.
Também se pode constatar o seguinte:

O PSD nas autárquicas teve 529 votos e nestas eleições teve 269 - Uma descida de quase 50%

Isto só para demonstrar que qualquer colagem das europeias às autárquicas é ridícula e um atestado de ininteligência à população argivaiense e poveira, pois o eleitorado percebe a diferença.

Dou-lhe o meu exemplo:
Sou professor, ontem votei PSD porque o governo mereceu ser castigado mas nas autárquicas votarei na Alexandra.
Assim como entendo ser benéfica uma mudança no governo nacional, também penso que deve haver uma mudança no governo local.
Ter medo da mudança é sectarismo...

Falta saber também o peso da UEA.

Uma coisa, por muito que lhe custe, terá que aceitar:
Em todo o lado o PSD deu banhada ao PS mas em Argivai ficou a 10 míseros votos de diferença.
Sinal de mudança??
O povo o dirá...

Editor 8 de junho de 2009 às 18:10  

O meu ponto de análise para Argivai, é que o PSD esperava um resultado semelhante ao de 2004, e ganhou!foi só por 10? se isso consola o PS, a nós dá-nos imensa motivação. Posso-lhe dizer que muitos votos PSD de Argivaienses foram prá Póvoa, mas nas próximas serão cá. Posso-lhe dizer que o PSD não aconselhou nem transportou ninguém às urnas.

Anónimo,  13 de junho de 2009 às 13:58  

Pensando melhor...

A vitória é do PSD, a meu ver, por ser a única alternativa com capacidade de lidar com uma situação tão dramática quanto a que vivemos.
O PSD tem atitude e fala VERDADE, facto que irrita muita gente. O PSD apresenta propostas concretas e reais face à crise mundial. O PSD é dos poucos partidos que concretamente afirma onde vai fazer cortes para poder atingir de novo um equilibrio.


Não há dúvida que estes resultados espelham as más políticas seguidas pelo governo do PS. Durante 4 anos de governo de maioria, o PS tomou o rumo que quis. Nem sequer a atitude de vitimização os salvou.
Pagou pelos projectos megalomanos que irão individar as gerações futuras, pelos dinheiros muito mal distribuidos, pelos números de desemprego que falam por si.


Quanto ao outro partido que se declarou vencedor - BE, tenho as minhas dúvidas...
Não me parecem legítimos estes resultados.
Não creio que Portugal, depois de tantos séculos de história e de tantos nomes de heróis, queira juntar aos mesmos um "Miguel" ou um "Francisco".
Só temos o BE quando é para dizer mal e para votar contra.
Mas não sejamos injustos pois nem sempre o BE vota contra. Por exemplo, no caso da liberalização do aborto, na legalização das drogas, temos o BE até a fazer campanha nas ruas. Até querem propor que a idade mínima para votar seja de 16 anos... Incrível, não?
De resto o BE, na minha opinião, é totalmente vazio. Sem ideologias, sem discurso, sem alternativas...
De tão vazio que é, apresentou-se nestas eleições e de forma enganadora, como o único partido em que votar nele não aquece nem arrefece.
PORTUGAL, não vamos regredir!!!

Ao contrário do BE, o Partido Comunista assume as suas políticas e divulga as suas ideias.
Quem concorda com elas é comunista, quem não concorda está fora. É um partido com história e de lutas dignas. E esteve lá no 25 de Abril de 1974!

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP