segunda-feira, 22 de junho de 2009

AS OBRAS DO ESTADO VELHO

Diz António Barreto, relativamente às obras do regime que não chegarão a sê-lo: _ "É longa a lista de investimentos públicos com política a mais e estudo a menos, com muita demagogia e pouca ciência".

A propósito do assunto, um grupo de reputados economistas nacionais reflecte aqui sobre a lista de elefantes brancos que Sócrates tentou fazer aprovar a todo o custo em vespra de eleições. Referem: "A insistência em grandes investimentos públicos, de baixa ou nula rentabilidade, e com fraca criação de emprego em Portugal, não é o caminho no combate à crise económica.
São projectos que exigem a mobilização de recursos avultados, com elevados impactos na dívida externa, e na dívida pública, e com custos de oportunidade significativos no ataque às nossas verdadeiras fraquezas estruturais e no crescimento sustentado da economia.
Por isso defendemos, como economistas, que o interesse nacional exige uma reavaliação profunda dos mega-projectos públicos no sector dos transportes, das suas prioridades e calendários."
A proposito do TGV, escreveu Jack Soifer em 20 de Janeiro no OJE:

0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP