sexta-feira, 4 de outubro de 2013

No final de atos eleitorais os balanços são normais, ou...

... se não existirem, é porque os partidos estão doentes.

Renato Matos e Rui Terroso trocaram para já galhardetes: made in ondaviva " O PS – Póvoa falhou rotundamente o objetivo de conquistar a Câmara Municipal. Os socialistas apostaram em Elvira Ferreira para chegar ao poder, mas ficaram mais longe de o conseguirem em comparação com o resultado de 2009. Menos 7.5 por cento na votação, o que corresponde a uma diminuição de cerca de 3200 votos, num cenário bem distante do que se passou a nível nacional.

O antigo candidato Renato Matos critica a estratégia da atual comissão política concelhia, que apelida de ardilosa e que também passou pelo seu afastamento e de vários militantes, o que levou a um resultado que considera inimaginável. O antigo líder dos socialistas pede uma reflexão interna e lamenta o trabalho de muitos anos destruído em poucos meses, levando a alguns resultados anetóticos, na sua opinião, algo que deveria levar a um pedido de desculpas público.
O líder concelhio Rui Terroso admite ser o responsável pela falha na concretização da meta traçada, mas não deixa de atribuir culpa a Renato Matos por ter ajudado a descredibilizar o PS local com a sua conduta. O atual presidente da comissão politica concelhia socialista recusa marcar qualquer reunião urgente e muito menos colocar o lugar à disposição. Apesar da descida na votação, refira-se que o PS manteve os três vereadores no executivo."
Relembre-se que R.Matos entrou em rota de colisão com o PS local, após aceitar um cargo de nomeação pelo PSD numa direção de hospital. Declarou-se vereador independente e cortou com a CP local.
De fato, a escolha da Dr Elvira foi bem acolhida pelo PSD, o que se comprovou nos resultados. Beneficiou-a o método de Hondt, cujo algoritmo tem um fator de discriminação positiva para minorias,  e com menos -7,4% de votos, ainda consegue manter 3 mandatos. Foi no entanto uma derrota significativa, distante do resultado de R.Matos em 2009, que concerteza dará discussão.
No PSD foi um bom resultado. Apesar de fatores conjunturais negativos, manteve-se a % de votação no partido e os mandatos; nas freguesias fez-se o pleno, com votações estrondosas. A votação para a Assembleia de Freguesia na cidade, a merecer reflexão...

0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP