sábado, 5 de outubro de 2013

"A elite trocava cumprimentos e agradecia nomeações, enquanto o povo assobiava como no furor de um penalti mal assinalado."

5 Outubro 2013

As comemorações começaram mal, pois a festa é do povo e este esteve ausente. Foi como que um choque e até revoltante ver chegar a elite em carros topo de gama, com luxo, guardados pelos esbirros a soldo do contribuinte, quando outros sofrem e são espoliados, para pagar o fausto da república, os erros do despesismo e da negociata com os dinheiros do estado. Isto não é o republicanismo
.
Apesar de tudo, a democracia é representativa, e Costa e Cavaco, os dois que discursaram, lá enumeraram os valores do republicanismo e o povo lá foi referido.

De Costa: “ crise não se pode resolver à custa da democracia.” Falou do importante papel dos municípios. Do governo querer dar aos municípios apenas aquilo que as freguesias podem fazer, e em Lisboa, muitas competências serão desconcentradas para as juntas. Lisboa quer os transportes e a sua gestão, pois, as empresas públicas não servem apenas para sanear à custa dos contribuintes e vender aos privados, devem estar ao serviço dos cidadãos.

Cavaco, falou da escola como espaço onde se concretiza o ideal republicano: esforço, talento, qualidade, o papel importante dos professores; Portugal como país onde a escola é sinonimo de mobilidade social; a penalização da escola como a penalização dos mais pobres. Mas aqui há um problema: Cavaco devia vetar as recentes leis de Nuno Crato que privatizam o ensino público – falta-lhe a coerência entre o discurso e a ação.

O final pareceu um daqueles filmes italianos comédio-trágicos: a banda da GNR tocava, a elite trocava cumprimentos e agradecia nomeações, enquanto o povo assobiava como no furor de um penalti mal assinalado.

Hoje, pareceu-me ver ali retratada uma certa “mexicanização”, possível em qualquer pais da America Latina, comandada por um qualquer caudilho.

Infelizmente é este o estado do meu país!

0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP