domingo, 10 de março de 2013

Mini tornado afeta Amorim e Aver o Mar


"Cerca de "100 pessoas foram afectadas" por um pequeno tornado que, sábado à noite, passou pelo município da Póvoa de Varzim, confirmou à Lusa o responsável da protecção civil local.
"Foram afectadas 15 habitações, que ficaram sem telhados e vidros, e ainda estufas numa área que ronda os quatro hectares", explicou Aires Pereira, avançando que as freguesias mais afetadas com o vento forte foram "Aver-o-Mar, Amorim e Terroso".

O alerta foi dado cerca das 23h15 e, ainda segundo o também vereador, foram encaminhados para o local cerca de 20 homens que, nesta altura, "procedem à reparação das habitações para que as pessoas não fiquem desalojadas".
Foi sobretudo no Lugar do Couto, na freguesia de Aver-o-Mar, que o vento se fez sentir com maior intensidade, provocando mais estragos.
Sandra Faria, que na altura estava a adormecer os filhos, contou à Lusa que ouviu "um barulho ensurdecedor", sentiu as "pernas a tremer" e ficou imobilizada até o vento passar.
Depois, percebeu que a casa onde reside com o marido e dois filhos "tinha ficado sem telhado", relatou à Lusa.
Há ainda a registar um "ferido ligeiro" que na altura dos ventos fortes "estava na sala a ver televisão e foi arrastado para o exterior da casa", contou Aires Pereira adiantando ainda que o homem foi transportado ao Hospital da Póvoa de Varzim apenas com "ferimentos ligeiros", encontrando-se "livre de perigo".
A Câmara Municipal já disponibilizou meios e homens, mas o que preocupa a protecção civil são "as previsões meteorológicas que não são nada animadoras, porque prevêem vento forte e chuva até à próxima terça-feira".
Por isso, a autarquia vai manter "todos os meios disponíveis ao serviço da população", estando ainda a "fazer de tudo para que as pessoas hoje afectadas possam retomar às suas casas nas próximas horas", disse ainda.
No local estava também o presidente da Associação de Horticultores da Póvoa de Varzim (HORPOZIM), Carlos Lino, que lamentou os "danos totais causados por este mini-tornado em cinco estufas" do município.
O incidente já foi comunicado à Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), sendo que a Horpozim e a autarquia "tudo farão para que estes estragos seja incluídos nos ocorridos no mês de Janeiro" em algumas centenas de estufas localizadas nesta zona e que serão alvo de uma ajuda financeira ao abrigo do PRODER.
Nessa altura, o mau tempo causou prejuízos de "mais de cinco milhões de euros" aos horticultores locais.
Só na Póvoa de Varzim, as rajadas de vento varreram os cerca de 150 hectares onde estão localizadas 400 produções agrícolas das quais dependem "mais de 10 mil pessoas", explicou, na altura, Aires Pereira." in Lusa/ SOL

0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP