domingo, 27 de dezembro de 2009

Casa roubada trancas na porta?

As chuvas abundantes dos últimos dias criaram instabilidade em vários sectores do aqueduto paralelo à Rua dos Arcos. O alerta dos moradores levou à sensata decisão da junta em fechar a rua, tendo posteriormente comunicado a ocorrência à protecção civil. Decisão atempada, porque depois de um pilar acabariam por ruir dois arcos.
O estado do aqueduto é débil. A deterioração da cobertura permite a infiltração superior que acaba por desintegrar toda a estrutura. A situação é grave e inúmeras vezes o Instituto do Património já foi alertado, mas, neste país, enquanto não morre ninguém, não se coloca o problema. Aliás, o mal é generalizado. Os monumentos do pais estão em ruína. De quando em vez, o estado lá vende um imóvel classificado, que um particular acaba por recuperar, de resto é o que se vê...
No programa do PSD de Argivai, uma das áreas é o patrimóno. Proposta à partida ambiciosa, porque esta não é propriamente uma competência da Junta, nem tampouco o ordinário orçamento o prevê. No entanto algo se pode fazer sempre, com imaginação e ambição. Ao menos que este incidente consiga projectar esforços para que um dos nossos mais importantes monumentos seja preservado.
Há aqui um ponto quente, que é o espaço de servidão de utilidade pública ao aqueduto, que foi ocupado por particulares. Que haja consciência que esse espaço é publico e é necessário para a manutenção e utilização do monumento, e mais cedo ou mais tarde terá de ser desocupado.
A ver vamos, se é então desta, que o IPPAR resolve fazer uma intervenção de fundo.

1 comentários:

Paulo,  28 de dezembro de 2009 às 17:44  

Não será o IPPAR mas o IGESPAR.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_de_Gest%C3%A3o_do_Patrim%C3%B3nio_Arquitect%C3%B3nico_e_Arqueol%C3%B3gico

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP