quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Sondagem Presidencial

Marktest, 14-16 Janeiro. Amostra de 802 entrevistas por telefone.

Cavaco Silva: 61,5%
Manuel Alegre: 15%
Fernando Nobre: 12,7%
Francisco Lopes: 3,3%
José Manuel Coelho: 2,1%
Defensor de Moura: 1,2%

Brancos e nulos - 4,2%

Bem a primeira observação é a descida de 14% de Cavaco, acreditando eu que essa descida é antes uma aproximação à realidade.

Francisco Lopes acredito que tenha maior %, poderá chegar aos 8%. O PC conseguirá mobilizar muita gente.

Quem baralha aqui as contas é Nobre. Nunca foi a eleições, ninguém sabe o que acham os Portugueses deste perfil. Roubará decerto votos a Alegre e a Cavaco. Nobre não é de esquerda, o seu discurso humanista encaixa bem à direita, nos democratas cristãos e ao centro, e ai pode ir buscar algum eleitorado teoricamente de Cavaco. Olhem, aqui na Póvoa há PSDs que apoiam Nobre.

Nobre a M.Alegre, vai decerto buscar votos, caso dos soaristas. Aqui na Póvoa por exemplo, Renato Matos está com Nobre, servindo de lampião a outros.

Alegre, não é o espírito livre de há cinco anos. O discurso é repisado e calculista, os temas são escolhidos para não confrontar PS e Bloco. O eleitorado percebe, e concerteza haverá consequências.

Cavaco está sob fogo. Por estes dias tentam escrutinar-lhe a vida ao máximo, coloca-lo em escândalos, caluniais. A tal campanha negra que os socialistas diziam intolerável no Freeport mas que agora tentam para inverter o rumo das sondagens.

1 comentários:

Francisco Moreira,  20 de janeiro de 2011 às 00:02  

Que representação estatística tem 802 recolhas de informação num universo de centenas de milhares de eleitores??... Pode-se retirar alguma conclusão fidedigna??

Num inquérito feito a 2 pessoas recolheu-se a seguinte informação:
sujeito a tem 2 galinhas, sujeito b não tem nenhuma.
Concluí-se que em média cada um tinha uma galinha! Brilhante...

Verdadeiramente empírico!...

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP