A paixão da educação: lol
O governo encerra 701 escolas e transfere 10 mil alunos. A previsão inicial seriam 500 escolas, mas a ministra diz que a diferença resulta de propostas da ANMP, o que já foi desmentido pela própria e levou a uma atitude de indignação. Está claro que o governo continua com a mesma atitude de prepotência e inverdades na área da educação, apesar da ministra ser outra, o que indicia que esta obstinação vem de Sócrates, justificado pela maioria que perdeu.
Pergunta-se para já: há algum sector que consiga melhorias com alterações a cada 6 meses?
Toda a politica do governo tem sido economicista e continua a ser ( o que não seria mau se isso se justificasse pela qualidade). O processo de avaliação e a reestruturação da carreira tem um carácter estritamente economicista e não qualitativo. A criação dos directores destinou-se a criar uma cadeia de poder submissa ao poder politico, não traz qualquer qualidade à escola, aliás, traz mais peso ao orçamento, cerca de 1500 euros em suplementos de salário ao director e ao vice, agora multipliquemos isto pelas escolas do país. Como o orçamento é escasso, o governo percebeu rapidamente que tinha de reparar o erro, como sempre em cima do joelho, na trapalhada, e ai a nova vaga de agrupamentos por decreto. Claro está que isto será mais uma machadada na qualidade da escola:
- Será possível governar de forma séria com ganhos de qualidade, agrupamentos de 4000 alunos, 300 a 400 professores?
- Será possível manter a identidade das escolas, que está na base da motivação das comunidades escolares?
- Uma secretaria para prestar assistência a um mar de gente?
- Milhares de alunos deslocados por esse país fora, alguns em regiões desinfraestruturadas?
- As câmaras a suportarem gigantescos custos de transporte?
- Escolas onde se gastaram fortunas em obras vão agora ficar às moscas?
- É assim que se promove o desenvolvimento regional?
Em alguns países isto foi experimentado, esta visão da escola como uma grande fábrica impessoal liderada por um chefe, e claro está, abandonado pelos resultados aquém do esperado.
1 comentários:
Não podia deixar de concordar mais com o Sr. Professor.
De facto este governo revela um manifesta falta de criatividade e de sentido de oportunidade.
Apesar de estas medidas não terem dado resultados satisfatórios nos países onde foram aplicadas, o nosso governo insiste em continuar com as imitações, colocando em risco todo o sistema de ensino nacional, quer ao nível dos RH como principalmente ao nível da comunidade discente.
De facto o maior cego é aquele que se recusa a ver o óbvio...
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