segunda-feira, 13 de julho de 2009

PS Póvoa: Da qualidade das praias.

Depois de lêr a seguinte noticia a pergunta que urge fazer é:

Há algum autarca da orla litoral, que não tenha todo o interesse em melhorar a qualidade da água das praias?
Obviamente não.
Poderia o município poveiro, resolver sozinho, os problemas relacionados com a qualidade da água, quando estes se relacionam com actores e factores externos como financiamentos comunitários, projectos conjuntos com Vila do Conde (ETAR), poluição industrial do R.Ave, do R. Este e pecuária, da esfera do M.Ambiente ?
Na maior parte das situações, não.
A questão ambiental local, que neste momento está quase resolvida (devido aos planos por bacia hidrográfica, e gestão dos esgotos e águas potáveis entregues a empresas publicas de gestão privada) só poderia ser resolvida numa perspectiva regional, por associações de municípios. Assim, considero muito as criticas do PS, mas, devido ao âmbito regional do assunto, elas devem ser igualmente severas para Vila do Conde, cuja situação é catastrófica, especialmente a sul devido à corrente de deriva.
Por último, o diz que disse. As matérias susceptíveis de provocar alarme social e consequências nefastas a vários sectores, devem ser tratadas em sede própria, com discrição e bom senso. A nenhuma das partes se aconselha o eleitoralismo e a demagogia, porque em última consequência, perdemos todos.

Uma nota final para as pecuárias. Como se sabe, as últimas politicas comunitárias para o sector apertaram o cerco ambiental, e bem. As pecuárias, onde se inclui o sector do leite, devem ter bacias de recepção para onde seguem os efluentes orgânicos (dejectos animais), onde depois um processo bioquímico fará um 1º tratamento, antes de serem utilizados como fertilizante ou largados ao Rio. Nada disto está a ser feito. Onde está a politica do Ministério do Ambiente Socialista para este sector?
Entretanto, a carga orgânica dos aquíferos e do Rio Este é elevada, sobrando as culpas para os municípios litorais enquanto o Sr. Ministro Silva coça o bigode e o outro do ambiente, perdão, julgo que este governo nem tem M. Ambiente...


PS: Em 14 Julho 2009, o Jornal Póvoa Semanário publicou um artigo sobre a visita de Macedo Vieira e Mário de Almeida à ETAR do Ave, com funcionamento previsto a Junho de 2010. O objectivo foi dar visibilidade ao bom andamento das obras. Destaco esta parte da peça:
" A visita ao local da obra serviu para evidenciar que “não há qualquer atraso, havendo mesmo uma nível de execução de 90 por cento no que diz respeito a movimento de terras, 35 por cento na construção e 13 por cento em equipamentos”.
A constatação desse facto deixou Macedo Vieira, presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, satisfeito, tanto mais que confessou estar “finalmente convencido que a ETAR vai ser uma realidade, depois de uma ‘luta’ de 16 anos dos dois municípios”.
Também Mário Almeida, autarca de Vila do Conde, apontou a dureza da batalha travada pelas duas edilidades, mas sublinhou o facto da população poder, agora, ser “melhor servida com um equipamento de terceira geração, com uma dimensão e sofisticação do que tinha sido inicialmente previsto para a região”. A estação de tratamento vai permitir, ressalva Mário Almeida, que “os efluentes a ser lançados no rio Ave, não só o despoluam como corrijam o seu caudal”.
"
Esta acção dos dois presidentes, anula a oposição partidária nos respectivos concelhos, ficando claro que este não foi somente um problema de opções partidárias, mas de um conjunto de contingencias que causaram inercia ao processo, ficando mais em relevo o caso da Póvoa, onde o PS tem construído uma campanha com base neste tema, claramente com pés de barro, mas, os eleitores ajuizarão.
Resta-me referir, que todos nós queremos o melhor ambiente possível ao menor custo, agora é muito mais fácil prometer tudo quando se sabe que não se tem de fazer nada, e o incómodo, é que o mais difícil já está feito, portanto, o melhor é olhar para o futuro. Manuel Alegre e António Costa já olham para o futuro, devem constituir boas fontes de inspiração.

5 comentários:

Anónimo,  13 de julho de 2009 às 22:47  

Ao longo dos anos desperdiçaram os fundos comunitários que apoiavam quase na totalidade a construção do saneamento básico e as ETAR's.
Enquanto os outros concelhos os aproveitavam, Póvoa e Vila do Conde iam protelando até à vergonha total!
Agora vamos todos pagar tudo na totalidade na conta da água!
Estes autarcas do PSD e do PS têm é uma grande lata. Noutro país já tinham arrumado as botas à várias eleições atrás!

Editor 13 de julho de 2009 às 23:31  

Creio que o 1º projecto da ETAR foi chumbado por Bruxelas atrasando tudo. A Póvoa tem 90% do saneamento concluido com verbas comunitárias, as águas pluviais tivemos que as pagar do bolso, sendo que a nossa tarifa é real. Na vila a situação é outra, há mais por fazer e estão com défice tarifário, o que é insustentável ao municipio, logo, asseguir às autárquicas as tarifas deverão subir mais de 50%.

Anónimo,  16 de julho de 2009 às 01:20  

0 1º projecto foi chumbado em Bruxelas por incompetência da Câmara poveira. Na altura a UE já obrigava que a ETAR contemplasse o tratamento secundário e terciário, mas o projecto da CMPV só previa o tratamento primário.
Na altura o PS alertou para esse facto e foi insultado. Depois deram razão.
Esposende utilizou o fundo de turismo para construir uma ETAR. A CMPV que recebe milhões do fundo de turismo não teve a mesma vontade política. Porque é TUDO UMA QUESTÃO DE VONTADE POLÍTICA E AÍ QUER A CM DA PÓVOA QUER A CM DE VILA DO CONDE ESTÃO IGUAIS.
Não se admite que uma terra que pretende viver do turismo balnear continue a despejar esgotos nas praias.
A culpa não é da oposição ou da delegada de saúde como diz Macedo Vieira, a culpa é dele!

Editor 16 de julho de 2009 às 10:54  

Tendo os dois municipios cores diferentes, a questão é portanto apartidária e os partidos que façam criticas, arriscam-se a levar asseguir com elas pelo exemplo do lado. Em Portugal os politicos costumam ser um bom bode espiatório para a demissão dos cidadãos, veja-se a abstenção.Se a sociedade fosse forte não chegavamos a este estado de coisas no ordenamento e ambiente. A ignorancia e falta de formação é muita, o que impede uma participação civica acima de tudo consciente.

José Gomes,  17 de julho de 2009 às 19:52  

O interesse das populações não é importante. O ambiente não dá votos e não interessa aos partidos do poder. Mas quando a bandeira da praia está vermelha por causa das salmonelas é um Deus nos acuda!
O futuro não é importante!
Por isso é que eu não voto nestes oportunistas do PS/PSD!

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP