terça-feira, 7 de julho de 2009

Na educação, também a pele de cordeiro foi recusada.


"A média do exame nacional de Matemática A, 12.º ano, desceu de 12,5 para 10 valores, tendo mais do que duplicado a taxa de reprovação à disciplina, segundo dados do Ministério da Educação hoje divulgados. Para a tutela este resultado traduz “menos investimento, menos trabalho e menos estudo” do lado dos alunos, na sequência da “difusão da ideia que os exames eram fáceis” por parte da comunicação social." in Publico
Para qualquer Português com filhos, é revoltante ouvir semelhante da parte de um governante. Os resultados são desastrosos, logo a culpa é agora dos estudantes, porque estes não votam e a três meses das eleições não convém colocar mais aguarás no traseiro do professorado.
Onde param os resultados do programa de apoio à Matemática (PAM)? no 1º ciclo os docentes voltaram ao tirocínio, horas e horas de formação. Para quê?
Quando há um facilitismo flagrante do 1º ao 3º ciclo, imposto pela legislação ultra-protectora do aluno, em que reprovar alguém significa 10Kg de papel de explicações, relatorios e recomendações, adia-se o problema para o secundário. Mais quatro anos de PS significa colocar o problema nas universidades, se bem que já existem umas pérolas independentes e modernas...
Na educação terá de haver um pacto social que inclua sociedade, docentes e tutela. Mas não como foi feito. Eu como pai, não vou à escola mandar bitaites à pedagogia e à gestão, que foi o que o ME quis, para politizar a escola e cortar a direito. Os directores na escola não me aquecem nem arrefecem, está tudo na mesma, o que mudou foi a factura do contribuente, pois cada director e seu vice, ganham agora mais 600 a 800 euros. As autarquias no Conselho Geral visam o desinvestimento do ME nas infraestruturas.
O sector sofreu quatro anos de batalha campal, com uma série de pseudo-reformas mal pensadas e pior aplicadas, que deixaram as escolas de rastos. Os resultados do recente concurso de professores foram desastrosos, podiam ter sido abertos nesta fase mais uns 30000 lugares de quadro, que não o foram, continuando a estabilidade e equilíbrio emocional do corpo docente adiada, com reflexos graves na qualidade do ensino. E o rol do que está mal no sector daria fio para muitos caracteres...
Por isso, os responsáveis do ME deveriam ter algum cuidado nos balanços que fazem. Mas também, já estamos todos habituados.

1 comentários:

Anónimo,  7 de julho de 2009 às 18:44  

Pensando melhor...

Perdi o apetite quando hoje ouvi a Sra. Ministra da Educação (tentar) justificar, em directo na RTP1 e PARA OS PORTUGUESES, os resultados obtidos nos exames nacionais.
É inaceitável um comportamento destes, Sra. Ministra!
A falta de argumentos é tanta que se resume à desculpa esfarrapada. Mas desta vez a desculpa esfarrapada mergulhou na irresponsabilidade!
É irresponsável porque não tem consciencia de que está em causa o futuro dos nossos jovens e do nosso pais.
A Comunicação Social é culpada? Não faltava mais nada voltarmos ao tempo do lápis azul.
Sra. Ministra o 25 de Abril já foi há mais de 30 anos!
Os Alunos não estudam? Alto ai! Fale de casos que conhece (se conhece). Eu conheço muitos mais que já sabem o que significa competição profissional. Só os melhores vencem. Estudam, esforçam-se, lutam!!!

Não se esqueça minha senhora que os alunos de que está a falar agora serão a classe trabalhadora de amanhã. É assim com esta leveza toda que trata um assunto tão importante como a educação?

Uma coisa é certa, esta senhora mudou o discurso do PS. Afinal a desculpa da crise mundial não serviu.

ESTE GOVERNO E OS SEUS MINISTROS, INCLUINDO O ENG.º SÓCRATES, ESTÃO A BRINCAR CONNOSCO?

Estas declarações da Sra. Ministra têm que ter consequências políticas. Assim, este governo não terá o meu voto!
Estou revoltada! É INACEITÁVEL!

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP