domingo, 16 de agosto de 2015

Argivai

A UDCA inaugurou um espaço de convívio. Era necessário. Argivai tem um défice de espaços de socialização,  públicos. Dou os parabéns ao "Torres & Ca" pela sua persistência ao longo dos anos em manter a coletividade viva; nao é fácil manter a motivação constante e "carregar" uma coletividade, que tem um peso enorme em Argivai e movimenta imensa gente jovem na pratica desportiva.

Argivai está um pouco apática. A união de freguesias não pode explicar a desmotivação. Mas têm acontecido coisas boas. Além do bom momento da UDCA, com melhorias no equipamento e bons resultados desportivos, as mudanças na paróquia foram benéficas. O Sr. Padre Avelino é pessoa dinâmica e a mudança foi positiva, com a igreja matriz a ser recuperada. No ultimo mandato de Augusto Moreira como Presidente de Junta melhorou-se a casa paroquial, propriedade da freguesia. Falta a meu ver, reforçar o lado festivo (pagão) das festas religiosas - aqui era bom que a cidadania da freguesia se chegasse à frente, especialmente os que estão cheios de vontade, demonstrada nas muitas opiniões e propostas que vão bradando aos sete ventos.

Mas há algo que vai tardando. Argivai é talvez a única freguesia que ainda não viu melhorado o espaço publico. Neste mandato (da Junta), pouco aqui aconteceu, além do novo "green sintético" do UDCA por iniciativa da câmara. São promessas eleitorais da Junta, e já de mandatos anteriores, o arranjo do largo do Bom Sucesso, "entrada do Anjo" e arranjo do largo da igreja. Lembro ainda na lista, o polo de biblioteca, que funcionaria também como espaço de convívio, que, como atrás referi, é uma valência em falta na freguesia; e ainda uma infraestrutura icone de Agivai, o dito parque para a comemoração do dia do Anjo.

No passado, o polo de biblioteca foi inviabilizado pelo PS em Assembleia de Freguesia. Acho que até os próprios hoje farão meia culpa; mas são aguas passadas. Nada hoje justifica o marasmo, é preciso concretizar as propostas eleitorais, o povo está impaciente. A realidade politico-administrativa é hoje diferente. Os espaços periurbanos (Agivai e Beiriz) têm necessidades de investimento diferentes da Póvoa, o modelo de governação da junta não pode ser o do passado.

Outra situação que preocupa os argivaienses é a IPSS Argivadi. Tarda a sua conclusão, tal qual via sacra. Noutras freguesias os projetos das IPSSs têm seguido bom rumo. Temos de desatar este nó.

É necessário maior mobilização na freguesia. Nas associações, na cidadania, na politica. Onde quer que seja, o importante é participar no sentido de desenvolver Argivai.






0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP