sábado, 6 de outubro de 2012

ISTO DA SAÚDE TEM QUE SE LHE DIGA


Caça a salários milionários de médicos


Há uns meses, ouvi um deputado da nação, confidenciar em "off ", que era necessário acabar com meia dúzia de médicos, que andam por ai a faturar mais de 150 000/ ano às custas do SNS. Como em qualquer profissão, há sempre opurtunistas, por isso, é necessário separar o trigo do joio.

Há no entanto um forte  coorporativismo da classe, que muito tem lesado o país. Refiram-se os entraves da ordem à abertura de cursos de medicina, ou a compactuação do estado na colocação de médicos, uma vez que estes não são obrigados a ficar onde o país mais deles necessita. Ainda recentemente assistiu-se à vergonha, de muitos hospitais centrais em cidades, estarem com excesso nalgumas especialidades .

Os médicos têm de ser colocados por concurso nacional conforme as necessidades do país. Não deveriam poder recusar durante pelo menos 10 anos; podiam fazê-lo se pagassem ao estado os custos reais do curso. Ao fim de 10 anos, se recusassem a colocação, teriam apenas de sair do sistema público. É o que acontece a policias, juízes, professores e outros funcionários públicos, todos colocados por concurso.

Num caso real que me foi confidenciado, um cidadão deste país, foi acompanhado em obstetrícia no privado. Ficou combinado que o parto seria feito no público quando o médico estivesse no serviço, e seria cobrado como serviço privado, o que não me parece correto. O dito médico no dia do parto não estava presente, pois valores mais altos da caça se alevantaram, e o parto foi feito por outro médico. Ao cidadão quando saiu do hospital, foi apresentada uma conta pelos serviços médicos. Depois de explicar como tudo se tinha passado, a fatura foi retirada. Se isto é possível eu acho inadmissível . 


0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP