sábado, 18 de dezembro de 2010

A ida a leições é sempre melhor que o pântano

Esta semana foram apresentados os orçamentos municipal e da freguesia de Argivai.

O
primeiro foi um orçamento de contracção, pois num cenário de diminuição da receita (menos receita IMI,menos licenças emitidas, transferencias fundo turismo congeladas) não se esperava outra coisa. Diminuíram as despesas correntes, entre as quais com o trabalho. Alguns custos com educação tornaram-se verdadeiros problemas pois o governa não paga às autarquias, apesar do contrario que afirma na propaganda. No investimento será importante acabar o que está em curso (cine-teatro, eco-pista, estudos para a 3ªa fase do PCidade). Estima-se uma poupança de quase 2M euros.

Em Argivai ontem foi proposta à assembleia uma proposta de orçamento. Ora um orçamento para uma freguesia é algo muito limitado, porque tem baixo orçamento em virtude da área, da demografia e poucas competências. Ora isto significa que não há margem para grandes devaneios, muito menos numa conjuntura recessiva.


Quanto ao orçamento em si, como é bom relembrar é uma previsão, embora seja conveniente um esforço de aproximação à realidade. O orçamento deste ano, pelo que se viu é de contenção, mas relativamente ao ano passado há aumento da despesa. Ora pelo que se constatou isto deriva de encargos que aumentaram com as novas infraestruturas do campo de futebol e despesas com pessoal no âmbito do aumento do salário mínimo e contribuições. Depois algum aumento relativamente ao ano passado poderá resultar de sub-orçamentação do ano anterior que agora se corrige. Quanto a investimento, não deveria haver queixas, é que o investimento não pode manter níveis de outros anos aquando da construção do salão do CFutebol - isso são anos extraordinarios. Neste momento é necessário cortar porque se recebe menos e obviamente uma freguesia corta no pouco investimento que faz, porque o restante é essencial manter: limpezas, pisos, pessoal, consumíveis, etc. Se houver apoios exteriores é dai que se fará investimento, sempre assim foi.

A primeira critica ao PS quando diz que é um orçamento sem ambição. Ora o que quereriam os senhores? festança, rotundas e chafarizes, despesismo como tem sido o desgoverno socratista dos últimos anos?

Quanto à UE, ou melhor, a um dos elementos da assembleia da UEA que estaria melhor no PCP pois é sempre do contra, achou que se deveria reduzir a despesa corrente e aumentar o investimento. Ora do exposto já se viu que o orçamento de uma junta não tem grande manobra, muito menos este. Onde propõe cortar na despesa corrente e onde pretende investir o capital que não tem? isso é que deveria ter dito.

Porque o chavão de cortar na despesa e aumentar o investimento fica bem a qualquer um, o pior é na prática. Ora bem, mas é precisamente a isto que se chama - uma palavra muito gasta - demagogia, e esta nunca governou bem casa nenhuma, nem a particular quanto mais a pública, e são estes senhores que querem governar a freguesia - seria a insolvência em semanas!

Da parte do PSD, o sr tesoureiro esclareceu o orçamento, que foi elogiado por ser claro, mas a maior resposta veio do presidente com uma vasta lista do que a junta realizou ao longo deste ano: um dos anos mais provectos desde sempre na história de uma junta em Argivai. Numerosos arranjos no espaço urbano, sinalização por toda a freguesia incluindo os ansiados semáforos na 206, o restauro do aqueduto, obra social variada, etc. Foi uma intervenção que deixou muita gente pensativa. É que em politica não vale tudo e há muita coisa feita à vista de todos.


Agora a situação politica. A UEA é um grupo desunido, não há entendimento entre os membros, votam cada um por si e têm distorcido entendimento do funcionamento das instituições e da ética subjacente a um acordo politico, pelo que quaisquer acordos com estes senhores mais uma vez se provou ser difícil, comprometendo assim o seu futuro politico pois ninguém quererá com estes assumir entendimentos. Votaram o orçamento com 1-abst e 2-contra.

O PS votou de forma pouco coerente com o que manifestou na assembleia. Mostrou duvidas que foram clarificadas e mostrou-se esclarecido, apenas achou que deveria haver mais investimento, deduzo, quando fala na falta de ambição. 3-contra.

No PSD, com apenas dois elementos presentes votaram 2-a favor.

Total: 1 abst, 5-contra, 2-a favor.

Orçamento chumbado. Bem, o resultado estava previsto, em função da responsabilidade demonstrada pela UEA. Agora temos dez dias para convocatória de nova assembleia.

Os senhores membros da assembleia têm agora a responsabilidade de aprovar um orçamento, que não tem grande margem para ser diferente do que é, como se provou, porque propostas não as houve, foi mais fácil a critica negativa. Cabe-lhes decidir agora se querem impor a vaidade e egocentrismo das suas posições à custa do bem estar da população, por uma junta bloqueada sem orçamento.

É isto que está em questão, sem dramas, inclusive a ida a eleições que é sempre melhor que o pântano.

Bom fim de semana a todos.

6 comentários:

Anónimo,  19 de dezembro de 2010 às 13:03  

Acabou o tempo do posso quero e mando.. eo psd argivai não sabe viver em democracia...

Anónimo,  19 de dezembro de 2010 às 20:08  

no tasco ouvi que um PS acusou que o domingos nao fazia um crago na junta e xegava tarde. se ele nao sabe não pode fazer ora essa, quem faz aquilo trabalhar é o luis e o Augusto. Amigo Augusto manda aquilo abaixo e vamos a eleçoes correr com a UEA que so tras poblemas. Parabens amigo tens feito um bom trabalho

Editor 21 de dezembro de 2010 às 14:53  

Comentários atentatorios ao bom nome de pessoas ou instituições não serão publicados. Dentro dos limites democráticos e não anárquicos, a opinião é livre.

Anónimo,  22 de dezembro de 2010 às 15:52  

comentários atentatórios ao bom nome de pessoas ou intituições???
naquilo que vejo, o sr. nao tem cuidado com isso quando faz os seus "belos" textos...

Editor 22 de dezembro de 2010 às 20:38  

Apenas discuto competencia no exercicio de cargos publicos e opções politicas, nunca pessoas. Confundir isto é má fé ou incapacidade e ignorância. Se alguém é incapaz de lidar com a critica, tem bom remédio!

Anónimo,  22 de dezembro de 2010 às 20:53  

quero desejar um bom Natal ao Miguel e dar os parabens à junta pelo excelente brabalho em particular ao senhor Augusto. Argivai está de parabens pelo que voces fizeram,se forem para novas eleições não tenham receio os argivaenses não são estupidos vamos apoialos. Deixo so um pedido organizem mais caminhadas.´
Bom Natal a todos.

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP