quarta-feira, 13 de outubro de 2010

As vacas magras portuguesas olham com desconfiança as gordas e rosadas

A crise portuguesa tem-se agravado. Cinco anos de governo Sócrates no conjunto dos últimos 15 do PS, deixam o pais em pelota. A situação é muito grave, e só não é por enquanto bancarrota porque o BCE tem financiado o país. Quando deixar de o fazer, por pressão de um directório europeu, o pais cai. Viveremos as "vinhas da ira", famosa obra americana que retrata a miséria americana nos anos trinta.

Esta é a realidade impossível de escamotear. O povo toma consciência que o estado não é uma entidade abstracta possuidora de um saco sem fundo. Toma consciência que é o seu dinheiro que o financia. Toma consciência que Sócrates gastou os nossos impostos em betão, em obras de discutivel necessidade, em obras atribuídas com adjudicações duvidosas; em organismos do estado que nada produzem além de jobs for the boys.

O povo agora, trinca o lábio e recorda assustado as palavras da velha senhora que avisou o que ai vinha, dado o despesismo e a vergonha de esbanjamento instalada. Em 2013 entra a factura das parcerias publico-privadas: e onde ir buscar mais dinheiro para pagar o novo buraco? e o BPN, como na Irlanda entrará nas contas? e o buraco gigantesco que está escondido nas empresas públicas?

O que fazer?
Bem, o PS escolheu cortar na despesa social em vez de reformar o estado, depois de andar por ai em teatros, armado em defensor do estado social. Sócrates tem duas caras.

Posto isto a responsabilidade da situação é do PS. É este quem tem de propor um orçamento que resolva os problemas que criou ao país. Não espere enrolar o PSD como fez no PEC 2, em que não aplicou as medidas combinadas. Desta vez, apresentará o orçamento no parlamento, e não se esqueça que Portugal não lhe deu maioria, logo, deve acolher as propostas dos outros partidos. Se não acolher as propostas do PSD de cortar na despesa, vulgo "jobs for the boys", então que faça um orçamento com o bloco ou com o PC, não culpe o PSD pelos seus pecados, assuma-se, seja responsável pela sua politica.

O PSD em consciência decidirá, mas ninguém se esqueça que quem governa é o governo, e é quem deve assumir a responsabilidade e não chantagear a oposição com um ónus que é seu.

António José Saraiva, disse recentemente que Passos Coelho não sabia com que tipo de gente se estava a meter! o que remete para celebre frase de Jorge Coelho: " quem se mete com o PS leva". Bom, de facto é verdade: levámos todos e ficámos bem mal.

Nas freguesias, haverá consequências, faltará dinheiro para fontanários e fachadas pré eleitorais. Os recursos terão de ser bem aplicados e só autarcas bem preparados, pragmáticos, com experiência e capazes da estabilidade e consenso, poderão continuar o rumo do desenvolvimento.

Bom jeito daria aqui em Argivai na construção de um polo de biblioteca os 220 000 euros que a DGCI gastou numa festança paga por todos nós.

0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP