Os ninhos do PS
Os vereadores do PS na Câmara votaram contra as grandes opções do plano. Entre outras suas razões, referiram que não existia uma paixão, um desígnio, tão caro à propaganda socialista. Lembro-me que uma das suas bandeiras foi a economia, matéria da qual, eu ainda não encontrei instrumentos suficientes no âmbito de uma qualquer desconcentração e muito menos descentralização.
A proposta de Renato Matos passaria pela criação de um ninho de empresas. Ora o objectivo sendo bom – criação de empresas – apresenta-se numa proposta algo inconsistente. Os ninhos, apareceriam assim tal qual o senhor no monte das oliveiras, atraindo a ternura dos fieis sem grande concretização, numa profissão de fé. Isto não é novo, de resto o ministério da economia de quando em vez manda assim destes déjá vus de incubadoras de empresas. Claro está que o ME tem meios que um município só poderia fingir que tem.
Ora as incubaras, os ninhos, ou lá como queiram chamar, necessitam de um conjunto de condições:
- Um plano sócio-económico que identifique potencialidades endógenas e endémicas
- massa critica, now-how, geralmente associado a universidades
- Capital de risco
- E depois de um conjunto de condições institucionais relacionados com infra-estruturas e burocracia.
Pois como está bom de ver neste pequeno mote, a coisa é um pouco mais complexa do que o apregoado pelos socialistas.
Pois não basta andar na politica do anuncio, é necessário estar no país real.
Pois não basta andar na politica do anuncio, é necessário estar no país real.
Post Scriptum: A politica do anuncio, neste governo, tem tido vários episodeos que variam entre o ridículo e o negro. O último é tão só o TGV a ferro e fogo, que afinal com o PEC já foi ao ar. Isso não é mau, e era certo, pena é so ter sido reconhecido agora, contra cinco anos de propaganda. Quem avisou nestes cinco anos para os problemas:
- Da claustrofobia democrática?
- Do endividamento externo já em 100% do PIB?
- Do artificialismo do défice?
- Da necessidade da economia ser alavancada em PMEs dedicadas à exportação?
- etc
Os portugueses gostam de ser enganados!
1 comentários:
se os poveiros fossem parvos e que ponham o renato na camara, auquelas propostas faraonoicas de construir uma marina em Averomar, para quem pagar, a construção de predios de uma certa empresa disparava, isto ta mau, andam a ver se se aviam, o milhazes e o garcia são os verdadeiros socialistas, o resto é miudagem mimada e desempregada à procura de taxo, eles que telefonem ao socrates, cuidado é com as escutas
ze de Aver o mar
Enviar um comentário