terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Pois há coisas que eram de caras

Então se 70% da nossa economia era mercado interno e apenas 30% exportação, era de caras que íamos bater na parede. Sempre tive esta convicção nos vários posts que aqui escrevi. Austeridade em demasia mata a economia e depois a sociedade.

As más noticias estão ai. A economia no 4º trimestre de 2012 afundou 3,2%, não 3% como a ultima previsão do governo e não 1,8% como eram as previsões iniciais. O desemprego fechou o ano de 2012 com 16,9%, 1 000 000 de desempregados, sabendo-se que o nº real ronda os 1,4 milhões. Sem eufemismos falharam as previsões, os modelos, o que quiserem.

Mas os escribas a soldo, cavalgadores de todas as ondas caem agora todos em cima do governo e os economistas opinadeiros encartados viram agora todos o bico ao prego, aqui del rei que lá vamos nós todos ao fundo. Sim, porque muitos destes novos liberais afinal mamam quase todos na teta do estado, ou vegetam em torno dele obtendo vantagens para empresas de lucros privados e prejuízos públicos.

O  primeiro ministro parece que finalmente começou a compreender o que se está a passar. Se calhar o Gaspar não é tão bom como pensava. Ser um bom técnico, não basta para resolver a politica e a economia - um perfil p´ró FMI não é por vezes muito aconselhável, até porque esta gente só fez asneira por onde passou.

Passos Coelho ontem já começou a arredondar o discurso e no resto da Europa a coisa também corre mal, por isso, algo vai ter de mudar.


0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP