sexta-feira, 14 de maio de 2010

O SAQUE: mentiras até à última

"Na versão ventilada anteontem, só os rendimentos acima de cinco salários mínimos nacionais - 2375 euros - sofreriam um corte mensal de 1,5 por cento do seu rendimento bruto. Abaixo dos 2375 euros e até um SMN (475 euros em 2010), o corte seria de 1 por cento. Mas ontem, o Governo anunciou outros limiares, mais rigorosos.

O limiar de agravamento para 1,5 por cento passou a ser o 3º escalão do IRS, ou seja, 1285 euros mensais. Ora, de acordo com as estatísticas de IRS mais recentes (2006), a alteração passou a abranger possivelmente mais 200 mil agregados familiares. " in P
Como não poderia deixar de ser uma nota às explicações de Sócrates ao iva a 6%: é que seria uma imoralidade não taxar a coca cola em mais 1%. Isto é humor negro.
Como dizia ontem Adelino Maltez, já estava na hora dos contribuentes serem tratados com respeito e não como canalha que anda num joguete.
As explicações do governo e PS são insulto. Para estes a banca rota do país é culpa da crise internacional. Quer dizer, foram os outros que dobraram a divida externa em poucos anos para brincar às obras elefantinas e dar prémios e robalos às clientelas, aos mexias&godinhos rosas. Haja consciência da arrogância e do ridículo.
Na sexta feira passada o governo não conseguiu colocar 500M de divida. Ninguém quis a divida portuguesa, os três maiores bancos portugueses é que a compraram. Se isto não acontecesse o estado não honraria os seus compromissos isto é, estamos em BANCA ROTA.
O estado está a colocar aproximadamente 1000 000 0000 euros mês no mercado de divida soberana. Ora o esforço pedido representa dois meses de empréstimo ao estado. Não resolve nada, é simplesmente um esforço de moralização para que os mercados tenham boa vontade e os juros baixem.
O problema são os gastos estruturais do estado. Isto é fácil de resolver:
- Acabar com as obras faraónicas
- com os serviços contratados fora do estado aos judices, aos vieiras de almeidas, aos freitas, aos marcelos e outros
- acabar com os institutos e fundações na órbita do estado
-moralizar os salários e reformas publicas e no privado tudo o que ultrapasse o razoável ser tributado a 70 ou 80% (ex. um gestor que ganhe mais do que 2*o PRepublica, o que passar dai, seria tributado a 80%)
Veriam os senhores como isto endireitava no estantinho. Isto sim seria um PEC, não uma lista de mentiras.
Nogueira Leite ontem referiu, que o PSD impôs que a unidade de apoio ao orçamento controlasse toda a despesa, incluindo o sector empresarial do estado, para que o governo não continuasse com a desorçamentação. Seria também importante, digo eu, rever as parcerias publico privadas, pois a partir de 2013 estaremos muito bem lixados, e se desta vez foi o 13º mês, ai não chegará o 14º.
O Dr P.Coelho fez muito bem em pedir desculpas aos portugueses, ao menos alguém da classe politica pede desculpa pela situação em que colocaram o país, que seja o PSD. A humildade valoriza o homem e a instituição. É o que falta aos socialistas.
PS: Por último uma referencia ao falecimento do Dr Saldenha Sanches, foi sempre um inconformado com a corrupção que grassa, uma grande perda para o país, que necessita de gente que diga a verdade e saiba do que fala.

2 comentários:

Anónimo,  14 de maio de 2010 às 22:53  

boas inda altas as medidas mais completas para os politicos
ok

cumprimunto professor

Francisco Moreira,  17 de maio de 2010 às 20:57  

Se vontade houvesse e isenção de interesses duvidosos também, aquilo a que hoje chamam "crise" estava resolvida em menos de um ano. Mas se reparar-mos a real "crise" sempre existiu e não é de agora, nem tem nada haver com conjuntura externa do país. A verdadeira crise é a falta de respeito, honra, valores pessoais e profissionais de quem se candidata para governar o país. Basta existir uma maçã podre num cesto de saudáveis, para que estas apodreçam também!
Não se dá valor às ideias, mas sim aos interesses. Foi para isto que se lutou pela independência e pelo direito à liberdade? É nesta "crise" de valores que queremos viver? Se não soubesse onde estava diria que estaria num país sul americano qualquer... Isto só lá vai com um país novo...

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP